TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASA DO BOM MENINO

Tese: CASA DO BOM MENINO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/8/2013  •  Tese  •  3.894 Palavras (16 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 16

Etapa 1

Passo 1

Histórico

CASA DO BOM MENINO

R Machado de Assis 593 - Nova América

Piracicaba, SP | CEP: 13417-540

Data de Fundação – 04/10/1952

C.N.P.J./MF nº 54.370.697/0001-11 – Inscrição Estadual - Isento

A instituição Casa do Bom Menino é um Abrigo que atende crianças e adolescentes de 0 a 18 anos.

Oferece moradia, proteção integral e condições para o bom desenvolvimento. O abrigo conta com um projeto político pedagógico, visando ao compromisso com a educação e formação de cidadãs e cidadãos através da educação para valores, cultivando a convivência a partir de princípios de dignidade e respeito a todos, orientados a uma cultura de paz.

Buscamos alcançar o potencial dos abrigados para a superação de suas histórias para possibilitar a construção de novos caminhos e de um Projeto de Vida.

É um serviço que oferece acolhimento provisório para crianças e adolescentes afastados do convívio familiar.

Isso acontece por meio de medida protetiva de abrigo (ECA, Art.101), seja em função de abandono ou de famílias ou responsáveis que encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção, até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família ou, na sua impossibilidade, encaminhamento para família substituta (CONANDA, 2009).

A Casa do Bom Menino é uma moradia, um local onde as crianças e adolescentes vivem por um tempo, até que a situação que levou à medida de acolhimento tenha se resolvido.

O Abrigo tem o dever de assegurar as condições materiais para a criança/adolescente viver e conviver: moradia, alimentação, higiene e vestuário. Deve também assegurar os direitos ao lazer, educação, saúde, convivência comunitária, cultura, apoio social e psicológico.

A instituição assume todos os cuidados – proteger, prover e educar – criando as possibilidades de crescimento pessoal, intelectual e físico.

As crianças e adolescentes devem ir à escola, ao posto de saúde, ao cinema, às atividades de lazer e cultura na comunidade.

O abrigo é um espaço de moradia e acolhimento sob a orientação de Educadores Sociais, Técnicos de Psicologia, Serviço Social e Nutrição, Coordenação e Diretoria.

O abrigamento é uma medida excepcional e provisória, por isso é realizado um trabalho social visando à reinserção da criança e do adolescente em sua família de origem ou colocação em família substituta (adoção).

Neste trabalho ajudar a crianças/adolescentes e a família ressignificarem os motivos que levaram à situação de acolhimento. Refazendo laços, responsabilizando os familiares e trabalhando em rede para promover a inserção social destes. A Casa do Bom Menino se localiza no município de Piracicaba SP.

A instituição está dividida atualmente em três unidades distintas:

A subnutrição infantil condição crônica acarretada pela ingestão ou absorção insuficiente(ou deficiente) de alimentos. Para usos estatísticos, em relação as crianças abaixo dos 5 anos de idade, utilizam-se tabelas de peso por idade elaboradas pela

Organização Mundial de Saúde(peso abaixo de 75% do padrão indica subnutrição moderada e abaixo de 60%, desnutrição grave).

Dois outros critérios comumente utilizados são pouco crescimento (estatura abaixo da média para a idade, o que em geral indica deficiências de nutrição no passado) e debilitação (relação peso/altura abaixo da média, o que em geral indica deficiências alimentares no presente).

O Bando Mundial estima que cerca de um sexto da população dos países em desenvolvimento não consome a quantidade mínima de calorias necessárias a um desenvolvimento corporal satisfatório e para evitar sérios riscos à saúde; outros 30% não consome o bastante para trabalhar plena e saudavelmente.

A subnutrição está associada ao aumento da vulnerabilidade a doenças, ao rendimento escolar deficiente entre crianças e à baixa produtividade entre adultos. A subnutrição infantil é um dos principais fatores determinantes das taxas de "mortalidade infantil".

A definição da fome é um quanto controversa. Haveria inicialmente que se distinguir a fome aguda, momentânea, da fome crônica. A fome aguda equivale a urgência de se alimentar, a um grande apetite. A fome crônica, permanente, ocorre quando a alimentação diária, habitual, não propicia ao indivíduo energia suficiente para a manutenção do seu organismo e para o desempenho de suas atividades cotidianas.

Todo ser humano precisa se alimentar para continuar vivo, e se alimentar bem para ter saúde. Portanto estas condições estar vivo e ter saúde dependem diretamente do quanto e do que se come.

Se um indivíduo não tem acesso nenhum, ou quase nenhum ao alimento, seu corpo não se alimenta, não se mantém, e o indivíduo fenece, morre. Você pode ter uma noção do que seja isto quando realiza um intervalo muito grande entre refeições: seu organismo manda sinais como tontura, dor de estomago, dor de cabeça, fraqueza, mal estar. É um protesto, ou um pedido, por comida. Se esta comida não vem, ou vem um pouco para logo depois não existir novamente, a pessoa fica cada vez mais fraca, definha e morre. Morre de fraqueza, como se diz popularmente.

O indivíduo tem acesso à comida, mas, de uma forma insuficiente para satisfazer as necessidades de manutenção e desenvolvimento do corpo ele terá seqüelas menos graves (ex: ter baixa estatura) e/ou mais graves, que permanecerão pelo resto da vida (ex: as conexões cerebrais não se desenvolvem com todo seu potencial causando

baixos níveis de concentração, dificuldade de aprendizado) se for menor de 6 anos de idade.

Quem não se alimenta suficientemente será alvo de inúmeras infecções a afecções independentes de sua faixa etária. É assim que a desnutrição age, ela mina o organismo, o qual não se mantém adequadamente, perdendo suas defesas. Como exemplo, temos aquelas pessoas que comem pequenas porções de alimentos não variados, como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com