TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casa

Tese: Casa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  Tese  •  1.829 Palavras (8 Páginas)  •  760 Visualizações

Página 1 de 8

Apenas para situá-los no tempo.

O filme se dá no periodo de 3 acontecimentos históricos que tiveram impacto sobre a humanidade, que são:

Quebra da bolsa de valores de Nova York , provocando grave crise econômica e financeira com repercussão mundial.

Lutas sobre o preconceito e o racismo, lutas de classes, greves, passeatas (Martin Luther King)

Revoluções no mundo científico (vacinas, cirurgias, novas técnicas e novos remédios), avanço tecnológico (homem vai a lua, bomba atômica).

Em nossa análise ética podemos identificar algumas violações éticas, entre elas:

Racismo, Violação da Lei da Natureza, solidariedade humana

No seu entendimento, qual o princípio ético que deve ser rompido no atual estágio da humanidade? Porque e como fazer?

Ainda, reflita e comente sobre:

- Ética e cultura;

- O lucro é motivação natural para o empregado?

- Ética do amor;

- Ser ético: comportamento e situação critica

- Resistencia ao novo;

- Burocracia e ética;

Responsabilidade social;

- A ética se sobrepõe a moral?

- O que é ser um lider ético?

- "As coisas não melhoram sozinhas, as pessoas melhoram as coisas";

E outros temas que achem relevantes para o estudo da ética na sociedade, na família e na empresa.

Dr. Vivien Thomas é um auxiliar de laboratório, porém, com o tempo mostra para o Dr. Dr. Alfred Blalock que não só é talentoso, mas imprescindível para o andamento de seus trabalhos acadêmicos. O que dá a entender no filme é que existe certa relação de dependência entre médico e auxiliar.

Tristemente, o Sr. Vivien Thomas nunca cursou uma faculdade de medicina, pois devido à crise dos anos 30, nos EUA e no mundo, seu dinheiro fora confiscado. O banco o qual suas economias estavam depositadas decretou falência como muitos outros naquela época.

Avançamos um pouco na narrativa e temos Vivien Thomas a trabalhar em um hospital de grande reconhecimento junto com seu mestre. Eles desenvolvem juntos, em parceria com a teoria de outra médica (esqueci o nome, lapso), uma técnica inovadora capaz de efetivar curas em doenças crônicas no sistema cardiorrespiratório.

Uma das conquistas foi conseguir operar uma criança de uma síndrome cunhada de “síndrome dos bebês azuis”. É claro que não sei dar detalhes de tal processo, mas eles conseguiram fazer com que a oxigenação do bebê fosse restabelecida completamente e a criança saiu da cirurgia a salvo.

Pois, não é que depois observamos o dr. Blalock receber todos os méritos e créditos enquanto que Vivian, o principal articulador da teoria, excelente técnico em laboratório, além de cirurgião, e quem descobriu, em conjunto com o médico, como se devia operacionalizar a cirurgia foi totalmente esquecido e encostado pelos recantos do hospital.

Em um hotel, já agraciado pelas entidades acadêmicas, dr. Blalock discursou e agradeceu a todos aqueles que tinham cooperado para aquele sucesso estrondoso, porém sem mencionar seu colega negro. Colega que inclusive para entrar no hospital tinha de bater seu ponto como um empregado de terceiro nível ou setor (no qual quase todos eram negros).

Mesmo com a traição e o fato de ter sido humilhado Dr. Thomas voltou ao hospital, conquistou seu emprego de volta e se tornou um dos maiores profissionais da instituição, recebeu o título de Honoris Causa e ainda foi consagrado com seu retrato no rol dos médicos mais talentosos e inovadores do hospital (merecido).

O filme nos deixa uma grande lição de uma pessoa muito determinada com um domínio de um dom fantástico que se destaca em meio a uma sociedade racista e discriminadora.

Prestem atenção na cor da estátua de braços abertos q aparece por diversas vezes no hospital, no enunciado dos banheiros, onde os negros se sentavam nas conduções, vejam os olhares das pessoas voltados pra um negro que usa jaleco branco demonstrando uma ofensa a classe branca, os hotéis que são a favor da segregação, sem duvidas é claro que sabemos que ha ficção mais também não podemos descartar que é baseado em fatos reais, duas pessoas de diferentes classes sociais desbravam os mares da medicina moderna e trazem um resultado extraordinário. Esses relatos só confirmam que todos somos iguais e temos condições de alcançar patamares que a sociedade duvida mesmo sofrendo humilhações por causa da cor da pele, a persistência a determinação são fatores de primordial importância nesse processo.

O filme retrata a historia de um rapaz chamado Thomas Vivien, de cor negra e de família pobre, cuja profissão era um hábil marceneiro, mas que tinha um sonho de um dia ser médico, apesar de alguns fatos negativos como a perda de seus 7 anos de economia quando o banco faliu e o próprio racismo que era muito predominante nessa época de 1930.Apresenta um enredo emocionante baseado em fatos reais, ocorrido em Nashville onde retrata de forma clara o racismo em várias cenas, onde os banheiros, as barbearias, os assentos de ônibus, dentre outros, eram específicos, de forma que existiam lugares para negros e lugares para brancos. Apesar de tanto contratempo, Tomas Vivien com sua determinação de um dia ser médico, ajudado pelo Dr. Alfred Blalock que descobriu que ele tinha uma inteligência privilegiada e que poderia ser mais bem aproveitado de faxineiro para técnico de laboratório com as habilidades que apresentava, pois se destacou de muitos outros ajudantes que já tinham trabalhado nesse laboratório experimental de Vandervile, deixando o doutor Blalock mais fascinado e juntos formaram assim uma bela parceria, entre doutor e assistente. Após trabalhar anos como classe 3 (aux de manutenção) onde se sente humilhado, finalmente fora reconhecido mudando de nível e piso salarial pelo trabalho que desempenhava nas pequenas cirurgias de pesquisa em cães,como também fabricação de equipamentos que ajudaram de forma significante nas pesquisas o que traz o primeiro reconhecimento do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com