TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CDB - CERTIFICADO DE DEPÓSITO BANCO

Resenha: CDB - CERTIFICADO DE DEPÓSITO BANCO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Resenha  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  249 Visualizações

CDB – CERTIFICADO DE DEPÓSITO BANCÁRIO

Os CDBs são negociados a partir de uma taxa bruta de juros anual, e não levam em consideração a tributação ou a inflação. Além disso, podem ser negociados a qualquer momento dentro do prazo contratado mas, quando negociadas a um prazo menor do que aquele mínimo previsto (30,60 ou 90 dias para os títulos pré-fixados), estas aplicações sofrem incidência de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) além do Imposto de Renda na Fonte(IRF).

Estes tipos de investimento envolvem uma promessa de pagamento futuro do valor investido, acrescido da taxa pactuada no momento da transação

Ao comprar um CDB, você está emprestando dinheiro para o Banco e recebendo juros em troca. Ao final do prazo contratado, o banco deve lhe pagar o valor aplicado (principal), acrescido da remuneração prevista quando da aplicação.

Esta remuneração nunca é negativa

Em primeiro lugar, é preciso lembrar que existem dois tipos principais de CDB: o pré e o pós-fixado. No caso do CDB prefixado, o investidor sabe na hora do investimento qual será a sua rentabilidade durante o prazo de vigência daquele título. Neste caso, o ideal é procurar por instituições que ofereçam a melhor taxa prefixada.

Já no caso do CDB pós-fixado, a rentabilidade do investimento é baseada em alguma taxa de referência. A principal taxa utilizada como referencial é o CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que está sempre muito próxima da Selic (taxa básica de juros). Isso quer dizer que, ao optar por um CDB

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com