TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CEMP - Comunicação Empresarial

Por:   •  5/5/2012  •  1.597 Palavras (7 Páginas)  •  1.821 Visualizações

Página 1 de 7

CEMP – COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

A comunicação Empresarial é caracterizada como uma fusão de todas as atividades de comunicação da empresa, por isso é uma atividade multidisciplinar que envolve métodos de vários departamentos da empresa: relações públicas, jornalismo, assessoria de imprensa, propaganda, marketing, etc. A CEMP relaciona-se, praticamente, com todas as outras atividades da empresa, embora seu caráter multidisciplinar delimite as suas atividades,pois, é fundamental que as atividades de Comunicação empresarial sejam articuladas com o planejamento estratégico da empresa.

O público alvo das atividades de CEMP é dividido em interno: formado por colaboradores da empresa, ou seja, funcionários, fornecedores e parceiros; e externo: governo, formadores de opiniões e os consumidores. Entre seus objetivos destacam-se: atender às exigências dos consumidores, competitividade no mercado, construção da imagem institucional da empresa e respeitar questões relacionadas à preservação do meio ambiente.

A construção da imagem institucional de uma empresa é formada pela: imagem do produto e imagem da relação com o consumidor; para levar ao consumidor e à sociedade a imagem que se deseja é preciso que os funcionários participem da construção dela. Um produto de qualidade aliado ao respeito à cidadania e a aspectos éticos é fundamental para qualquer empresa, assim é possível promove a confiança de seus funcionários, do consumidor e da sociedade em seus produtos, serviços e atendimentos.

A necessidade permanente de inovação para manter a vantagem competitiva tornou-se a principal preocupação das empresas, porque é preciso atender às exigências dos consumidores mais conscientes e exigentes de seus direitos, a atenção a esse aspecto foi ao encontro da criação dos 0800, SAC e ombudsman. Esses serviços permitem que os consumidores apresentem à empresa seus problemas em relação aos produtos e serviços adquiridos e isso ocorre quase sem custo ao consumidor.

É recomendável uma pesquisa constante das necessidades dos consumidores no que diz respeito a novos serviços e produtos, a busca pela satisfação dos clientes tem levado as empresas a investirem na adequação de seus produtos às características físicas, psicológicas e culturais de seus clientes.

Como resultado do investimento maciço em marketing e em pesquisa e desenvolvimento, foi criada uma gama de variedade de estilo, indicação e especificação dos produtos, como por exemplo:

• Na indústria têxtil e de confecções, a criação do teflon, dos fios sintéticos, a mistura de algodão com a lã. Essas novidades atendem a exigências específicas de características de pele, de temperatura etc.

• Na indústria automotiva, foram fabricados carros mais seguros, menos poluentes, mais fáceis de dirigir etc.

• Na indústria de construção e de eletrodomésticos, o aquecimento e a refrigeração central de ambientes e o home theater são bons exemplos.

A diversidade constatada, não se restringe apenas ao setor produtivo, é possível observá-la no setor de serviços; as agências de turismos, por exemplo, oferecem pacotes de viagens específicos para a terceira idade, para crianças, para pessoas desacompanhadas.

Em 2008 entrou em vigor a nova regulamentação para o funcionamento dos SACs, para os clientes e usuários de serviços, que é certo como resultado do Decreto de Lei 6.523/2008 é que as empresas terão de, necessariamente, aprimorar sua comunicação com seus clientes. A tecnologia da informação e a gestão de pessoas serão ferramentas importantes nesse processo.

Hoje, com a grande oferta de produtos, o consumidor pode escolher entre as empresas que, além de oferecerem melhores preços, utilizam materiais biodegradáveis, prestam assistência técnica, demonstram respeito aos direitos trabalhistas etc. O grupo Orsa querendo conquistar a certificação ISSO 9.000 – que atesta o padrão de qualidade de processos e produtos. A certificação levou à reflexão sobre as questões relacionadas à preservação do meio ambiente, à economia de recursos naturais e à melhoria na qualidade dos produtos.

Os departamentos que estão envolvidos com a comunicação empresarial são:

• Relações Públicas – é função das RP planejar, implementar e avaliar continuamente as atividades de interação da empresa com seu público interno e externo.

• para o público interno organiza:

— Festas;

— Open House;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com