TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE AGRÍCOLA

Projeto de pesquisa: CONTABILIDADE AGRÍCOLA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Desde inicio das civilizações, o homem já dependia do plantio e cultivo da terra para sobreviver, retirando da natureza tudo o que, espontaneamente lhe oferecia. Passado a época da auto existência, veio a evolução da agricultura, com o avanço tecnológicos. O ser humano viu se obrigado a administrar com coesão sua propriedade. Então, o conceito primário sobre a agricultura deixou de ser apenas rural, passando a depender de vários outros serviços, tais como: máquina, insumos, armazéns tecnológicos para sua produtividade.

Com esses avanços, houve grandes índices de produtividade no agropecuário, fazendo com que as propriedades passarem a ser constituídas como empresas, obtendo a visão de lucro e não mais de autossuficientes para a sobrevivência. Além da necessidade de programar um controle das atividades rurais, devemos lembrar que para o sucesso empresarial, não necessitamos apena de ações com foco em seus resultados.

Assim, esse trabalho evidencia a importância da contabilidade rural para estas propriedades, procurando conhecer suas atividades contábeis para a prática de exercício em suas atividades profissional.

2 CONTABILIDADE AGRICOLA

A atividade agrícola tem por finalidade analisar, interpretar e registrar os fenômenos que ocorreram no patrimônio das pessoas físicas e jurídicas. Onde por meio de relatórios próprios, as informações sobre o comportamento dos negócios para as tomadas de decisões.

O processo de contabilização aparentemente é simples, pois a contabilidade obtém os dados por meio de documentos e os sintetiza e apresenta aos usuários na forma de relatórios, onde se deve observar quem são os usuários das informações, tendo em vista o esclarecimento, a complexidade do processo de geração da informação contábil decorrente de usuários internos e externos.

Pois assim o produtor rural (pessoa física ou jurídica) utilizando as informações geradas pela contabilidade, tem condições de não somente controlar os custos e avaliar o resultado, mas principalmente, estabelecer planos e traçar estratégias que levem a propriedade rumo á eficiência na produção, mediante a observação das especificidades de cada tipo de cultura, do mercado e da tecnologia mais adequada para a atividade.

As empresas agrícolas são aquelas que exploram a capacidade produtiva do solo através do cultivo da terra, da criação de animais e da transformação de determinados produtos agrícolas. O campo de atividades das empresas rurais pode ser dividido em três grupos distintos:

• Produção vegetal – atividade agrícola

• Produção animal - atividade zootécnica

• Indústrias rurais - atividade agroindústria

A atividade agrícola pode ser dividida em dois grandes grupos

• Culturas hortícola e forrageira:

- cereais (feijão, soja, arroz, milho, trigo, aveia);

-hortaliças (verduras, tomate, pimentão);

-tubérculos (batata, mandioca, cenoura);

- plantas oleaginosas (mamona, amendoim, menta);

- especiarias (cravo, canela);

- fibras (algodão, pinho);

- floricultura, forragens, plantas industriais entre outras.

• Arboricultura:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com