TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE -GESTÃO PÚBLICA - 3º MODULO

Artigos Científicos: CONTABILIDADE -GESTÃO PÚBLICA - 3º MODULO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2013  •  1.494 Palavras (6 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 6

A FINALIDADE DA CONTABILIDADE NO PROGRESSO EMPRESARIAL

Podemos definir a Contabilidade como uma ciência que estuda, interpreta e registra os movimentos, analisa todos os fatos relacionados com a formação e as variações do patrimônio administrativo, ou seja, demonstram informações sobre o estado patrimonial e o resultado das atividades desenvolvidas pela entidade para alcançar os seus fins. As técnicas utilizadas pela contabilidade são: a escrituração, as demonstrações contábeis e a análise de balanços. A Contabilidade nos órgãos públicos são utilizadas para evidenciar a situação da arrecadação, advinda da receita e despesas diante da Fazenda Pública, administrando ou guardando bens que a ela pertença ou são confiados. Os débitos e créditos das instituições são escriturados com individuação do devedor ou do credor e especificadas a natureza, a importância e data do vencimento, quando fixada.

Os profissionais que mais utilizam a Contabilidade na execução de suas atividades são: O Contador , Auditor, Analista Financeiro, Perito Contábil , Consultor Contábil, Professor de Contabilidade , Pesquisador Contábil, Cargos Públicos ligados ao setor contábil e cargos administrativos das redes privadas.

A importância da contabilidade para as empresas é principalmente demonstrar os resultados atingidos durante um período e servir de suporte para obtenção de novas formas para alcançar as metas definidas pela instituição.

A Contabilidade é subdividida em Contabilidade Gerencial e Contabilidade Financeira. A Gerencial não é um ramo autônomo da Ciência Contábil, como a Contabilidade Financeira (Geral) ou a Contabilidade de Custos. Na verdade ela é a integração dos conhecimentos úteis, sob o aspecto gerencial favorecendo a tomada de decisões da administração da entidade. A Contabilidade Gerencial é o processo de identificar, mensurar, acumular, analisar, preparar, interpretar e comunicar as informações que auxiliem os gestores a atingir objetivos organizacionais. Já a Contabilidade Financeira refere-se à informação contábil desenvolvida para os usuários externos, como acionistas, fornecedores, bancos e agências reguladoras governamentais. A Análise de Balanços, por exemplo, serve tanto para o emprestador de recursos na avaliação da segurança do retorno do empréstimo ou financiamento como para a administração na avaliação da tendência da empresa. Ambos utilizarão os mesmos índices, porém com visões diferenciadas.

A Contabilidade é baseada no Patrimônio que a pessoa física ou jurídica dispõe, sendo definidos os bens, direitos e obrigações. A partir daí a contabilidade tem como função administrativa controlar o patrimônio das entidades e prestar informações enquanto a econômica de apurar os Lucros e Prejuizos.

O Patrimônio é subdividos em Tangíveis que tem existência física, existe como coisa ou objeto. Podemos citar como exemplo o dinheiro, a mercadoria para revenda ,imóveis, máquinas, veículos, móveis, equipamentos, etc. ou Intangíveis como por exemplo as marcas e patentes, ações o quotas de Capital.

Os Diretos são definidos como os bens de nossa propriedade que se encontram em poder de terceiros. (valores a receber), temos como exemplo as duplicatas a receber ; as obrigações que são bens de propriedade de terceiros que se encontram em nosso poder. (valores a pagar). Ex.: duplicatas a pagar .

Para organizar essas divisões são definidos os bens e direitos em ativo (positivo) e as obrigações em Passivos(negativo).

O Patrimônio Líquido é definido como a diferença entre o Ativo e o Passivo, onde apresentam as obrigações da entidade para com os sócios ou acionistas, sendo a parte do Patrimônio que vai medir ou avaliar a situação ou condição da entidade .

O Capital investido na instituição pode ser de caráter Próprio , Social , de Terceiros, Nominal ou Declarado, Subscrito, Integralizado ou Realizado , Autorizado , Total à disposição da Empresa, Aplicado , Imobilizado e Fixo.

Podemos concluir que o Ativo e o Passivo devem resultar em um valor igual para que a estrutura financeira empresarial , esteja equilibrada e propicia a novos investidores com garantias de benefícios a organização.

ATIVOS PASSIVOS

Ativos circulantes R$ Passivos Circulantes R$

Caixa

2.600,00 Fornecedores 4.000,00

Duplicata a Receber

4.100,00 Imposto a Pagar Curto Prazo 2.600,00

Estoques (não circulante)

5.500,00 Salário a Pagar 5.500,00

Ativo Realizável a longo prazo (não circulante) Contas a Pagar

2.000,00

Título a Receber

11.000,00 Não Circulante Exigível a Longo Prazo

Investimentos

Financiamento a Pagar Longo Prazo 6.455,00

Participação em outras Empresas 6.455,00

Títulos a Pagar a Longo Prazo 3.700,00

Imobilizado Patrimônio Líquido

Máquinas 3.700,00

Capital Social 10.000,00

Prédios

3.000,00 Reservas Lucros 4.100,00

Intangível

TOTAL PASSIVO 38.355,00

Marcas e Patentes

2.000,00

TOTAL ATIVO 38.355,00

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com