TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTRIBUIÇÕES DOS CÁLCULOS FINANCEIROS E DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS PARA A TOMADA DE DECISÃO

Pesquisas Acadêmicas: CONTRIBUIÇÕES DOS CÁLCULOS FINANCEIROS E DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS PARA A TOMADA DE DECISÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO

2 - DESENVOLVIMENTO

3 - CONSIDERAÇÕES FINAIS

4 - REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

Conhecer o ambiente interno e externo, os indicadores do setor e acima de tudo os custos, é hoje de fundamental importância para o sucesso do negócio. A cada dia a transformação de dados em informações passa a ter um papel mais decisivo na rotina da empresa, pois com o processo de globalização em que se passa nos mercados de hoje, é quase impossível uma empresa sobreviver sem uma análise diária de seus resultados na contabilidade e de suas projeções financeiras.

2. DESENVOLVIMENTO

Podemos definir a contabilidade como um centro processador de informações. Ela coleta, registra, planeja e controla os dados obtidos de fontes internas ou externas, com característica monetária ou física, a valor histórico ou estimado com o objetivo de gerar informações para que os gestores dos diversos níveis da empresa possam tomar decisões.

Seu maior objetivo é transformar dados em informações, pois os dados são simples caracteres, incapazes de influenciar decisões, até serem transformados em informações. Os usuários tanto podem ser internos como externos e, mais ainda, com interesses diversificados, razão pela qual as informações geradas pela Entidade devem ser amplas e suficientes para a avaliação da sua situação patrimonial permitindo a realização de inferências sobre o seu futuro. De acordo com Marion (2003 p.422): “é a demonstração contábil destinada a evidenciar, num determinado período, a movimentação das contas que integram o patrimônio da entidade.”

Os usuários internos incluem.

Os administradores de todos os níveis, que usualmente se valem de informações mais aprofundadas e específicas acerca da empresa, notadamente aquelas relativas ao seu ciclo operacional. Já os usuários externos concentram suas atenções, de forma geral, em aspectos mais genéricos, expressos nas demonstrações contábeis.

Ao gestor financeiro cabe o papel de utilizar estas informações de forma eficaz e rápida, sempre pensando em se antecipar aos problemas. Afinal, é dele o poder de manusear as informações e de decifras as suas incógnitas, sempre aliando a elas o seu conhecimento adquirido e as impressões passadas pelo mercado.

A competitividade sem dúvida aumenta a responsabilidade do Gestor Financeiro, pois quanto mais acirrado fica o mercado, quanto maior é o número de concorrentes no mesmo espaço, maior será a cobrança por um melhor desempenho financeiro da empresa. Para que um produto se sobressaia perante aos demais o Gestor financeiro de uma empresa, deverá

buscar alternativas que contemple todas as áreas da empresa e que no final estejam em conformidade com as metas e projeções definidas para o período.

Dentre os principais cálculos envolvendo o fluxo de caixa da empresa, podemos citar aqui o PAY BACK, que através deste cálculo poderemos saber em quanto tempo poderemos ter o capital investido em determinado projeto ou produto; e o TIR (taxa interna de retorno), que após o cálculo do PAY BACK, a TIR

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com