TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuições Dos cálculos Financeiros E Das Informações Contábeis Para A Tomada De Decisão No Contexto Organizacional E Comportamental

Ensaios: Contribuições Dos cálculos Financeiros E Das Informações Contábeis Para A Tomada De Decisão No Contexto Organizacional E Comportamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.654 Palavras (7 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 7

Sumário

Introdução ...........................................................................................................4

Contabilidade .....................................................................................................5

Gestão Financeira ..............................................................................................6

Ética, Política e Sociedade ................................................................................7

Matemática Financeira .......................................................................................8

Conclusão .........................................................................................................11

Referências .......................................................................................................11

Introdução

A gestão empresarial pratica constantemente a arte de planejar, organizar, controlar e decidir os passos a serem seguidos pela empresa como um todo rumo ao alcance das metas. As Informações Contábeis e os Cálculos Financeiros são amplamente utilizados para dar suporte às decisões empresariais, sendo que cada informação e cálculo têm sua importância para guiar à melhor estratégia no momento, porém o responsável pela decisão deve possuir um perfil coerente para visualizar todas as informações disponíveis que influenciam na empresa de uma forma geral.

Contribuições dos cálculos financeiros e das informações contábeis para a tomada de decisão no contexto organizacional e comportamental

Contabilidade

De uma forma bem sintetizada pode-se afirmar que o patrimônio das entidades é o objetivo da contabilidade, o controle deste patrimônio é o fortalecimento das informações sobre o mesmo aos usuários que é o objetivo. Essa dinâmica recai sobre os pressupostos da prática contábil, seus padrões, normas e objetivos. Usuários heterogêneos: empresas, governos, bancos, acionistas e investidores.

A contabilidade reúne dados de todas as áreas da empresa e transforma esses dados em informações econômicas e financeiras capazes de oferecer aos gestores elementos para análise e avaliação continua do negocio. Constitui-se num importante e atualizado bando de dados sendo fonte preciosa de informações sobre o negocio da empresa necessária para suprir e avaliar o processo de gestão. Os usuários da contabilidade são todas as pessoas físicas ou jurídicas, que direta ou indiretamente, tenham interesse na validação e no desenvolvimento das entidades. Podemos citar como exemplo de tais pessoas: os administradores, os sócios e acionistas da entidade, o governo, os bancos entre outros.

O objetivo da contabilidade é fornecer aos usuários, Independentemente de sua natureza, um conjunto básico de informações que, presumivelmente, deveria atender igualmente bem a todos os tipos de usuários, ou a Contabilidade deveria ser capaz e responsável pela apresentação de cadastros de informações totalmente diferenciados, para cada tipo de usuário. Através de uma visão generalizada o objetivo da contabilidade consiste na produção de informações capazes de suprir as necessidades especificas de cada usuário, como reflexo nas decisões a serem tomadas. Os procedimentos contábeis estabelecidos na formação dessas informações estão diretamente vinculados a abordagem contextuais relativas às metodologias contábeis de pesquisa.

Gestão Financeira

Considera-se como gestor financeiro, aquele profissional responsável por gerir, de forma eficiente, todos os recursos monetários disponíveis nas empresas. De um forma geral é uma pessoas que irá buscar no mercado financeiro os meios mais atrativos na obtenção dos fundos que a empresa necessita, bem como saber a melhor forma de distribuí-los entre vários usos possíveis.

O administrador financeiro é um individuo preocupado com a obtenção, a análise e o controle dos recursos financeiros e dos resultados econômicos da empresa ou de uma de suas atividades.

Dentro de um contexto mais amplo da administração financeira, um dos seus principais objetivos está definido na importância de agregar constantemente mais valor aos sócios e a própria entidade. Deverá sempre aumentar o valor de mercado do capital dos proprietários existentes em longo prazo, aumentando assim a riqueza de seus acionistas ou sócios.

O gestor financeiro lida com as obrigações do administrador financeiro na empresa. Os administradores financeiros gerenciam ativamente as questões financeiras de muitos tipos de negócios, financeiros e não financeiros privados e políticos, grandes e pequenos, com ou sem fim lucrativo.

Ele acompanha de perto o comportamento das entradas e saídas de fundos, do fluxo de caixa das atividades. Responsável pela elaboração, controle e análise dos dados financeiros de apoio a tomada de decisões.

Atualmente, com a grande competitividade do mercado e com as grandes mudanças no ambiente econômico a figura do administrador financeiro tornou-se cada dia mais necessária nas organizações e as atividades desempenhadas por este cada vez mais complexas.

Além das funções básicas de um administrador, de planejar e controlar as atividades da empresa, agora o administrador financeiro precisa também prever e decidir.

Para um profissional deste ramo é essencial que além de conhecer sua empresa, este conheça o mercado em que atua bem como a economia como um todo, visto que a partir da globalização, cada vez mais, as organizações sejam elas pequenas ou grandes sofrem influencias diretas das mudanças econômicas mundiais.

O administrador financeiro precisará conhecer sua empresa e ter a visão sistêmica da atividade para garantir que esta esteja sendo operada da forma mais eficiente possível. Precisará também conhecer o mercado financeiro a fim de analisar e avaliar entre diversas propostas, qual o melhor investimento a se fazer e quando fazê-lo. Ser capaz de captar novos recursos também é essencial, além de saber analisar, planejar e prever os riscos envolvidos nas tomadas de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com