TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTRIBUIÇÃO DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO E CONTÁBIL PARA DECISÃO TOMADA contexto organizacional e comportamental

Tese: CONTRIBUIÇÃO DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO E CONTÁBIL PARA DECISÃO TOMADA contexto organizacional e comportamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Tese  •  2.141 Palavras (9 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 9

CONTRIBUIÇÃO DOS CÁLCULOS FINANCEIROS E DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS PARA TOMADAS DE DECISÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL E COMPORTAMENTAL

João Pessoa

2013

LILIAN ISABELE DA SILVA

CONTRIBUIÇÃO DOS CÁLCULOS FINANCEIROS E DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS PARA TOMADAS DE DECISÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL E COMPORTAMENTAL

Trabalho apresentado ao Curso Processos Gerênciais da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas Matematica financeira, Administração financeira e orçamentaria, Contabilide e finanças empresariais, Metodologiacintífica, Ética politica e sociedade.

Prof. Helenara Regina, Fábio Proença ,Edilson gonçalves, Regis Garcia, Vania almeida.

João Pessoa

2013

Sumario

Sumário

1. INTRODUÇÃO 4

2. DESENVOLVIMENTO 5

2.1 CONTABILIDADE 5

2.2 USUARIOS DA CONTABILIDADE 6

3.0 CARACTERÍSTICAS DO GESTOR FINANCEIRO 8

3.1 A COMPETITIVIDADE AUMENTA A RESPONSABILIDADE DO GESTOR FINANCEIRO? POR QUÊ? 9

4.0 SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO.................................................................10

4.1 SÍNTESE......................................................................................................11

5.0 CONCLUSÃO 11

6.0 REFERENCIAS 12

1. INTRODUÇÃO

Nesta oportunidade buscaremos explorar a importância da contabilidade e as suas contribuições no desenvolvimento das empresas diante do mercado e das suas variações preservandoe visando o crescimento seguro perante a necessidade de captação de investimento vital em sua existência. Evidenciar a contribuição da contabilidade como meio de informação para o processo de tomada de decisão. A intenção é mostrar que durante anos a contabilidade foi vista apenas como um instrumento para fornecer informações tributárias, mas atualmente com um mercado altamente competitivo, ela é observada também como um instrumento gerencial que auxilia os administradores nas decisões, e no processo de gestão, planejamento, execução e controle, por isso a pesquisa também caracteriza a contabilidade gerencial e seu papel nas organizações, bem como os sistemas de informações fornecidos por ela. É o profissional contábil, responsável pela utilização das demonstrações contábeis, filtrando as informações de acordo com a necessidade dos administradores em cada momento da gestão empresarial, pois a partir das informações atuais e do passado de uma empresa, é que se determina todo o planejamento e estratégias das futuras ações que determinam o sucesso da tomada de decisão, evidenciando assim a importância do contador, que passou a ser reconhecido como um profissional imprescindível e absoluto no controle das informações que auxiliam a tomada de decisão.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 CONTABILIDADE

A finalidade básica da Contabilidade tem sido o acompanhamento das atividades realizadas pelas pessoas, no sentido indispensável de controlar o comportamento de seus patrimônios, na função precípua de produção e comparação dos resultados obtidos entre períodos estabelecidos.

A contabilidade faz o registro metódico e ordenado dos negócios realizados e a verificação sistemática dos resultados obtidos. Ela deve identificar, classificar e anotar as operações da entidade e de todos os fatos que de alguma forma afetam sua situação econômica, financeira e patrimonial. Com esta acumulação de dados, convenientemente classificados, a Contabilidade procura apresentar de forma ordenada, o histórico das atividades da empresa, a interpretação dos resultados, e através de relatórios produzirem as informações que se fizerem precisas para o atendimento das diferentes necessidades.

As finalidades fundamentais da Contabilidade referem-se à orientação da administração das empresas no exercício de suas funções. Portanto a Contabilidade é o controle e o planejamento de toda e qualquer entidade sócio-econômica.

Controle: a administração através das informações contábeis via relatórios pode certificar-se na medida do possível, de que a organização está agindo em conformidade com os planos e políticas determinados.

Planejamento: a informação contábil, principalmente no que se refere ao estabelecimento de padrões e ao inter-relacionamento da Contabilidade e os planos orçamentários, são de grande utilidade no planejamento empresarial, ou seja, no processo de decisão sobre que curso de ação deverá ser tomado para o futuro.

Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativo aos atos e fatos da administração econômica.

A ciência que estuda, registra e controla o patrimônio e as mutações que nele operam os atos e fatos administrativos, demonstrando no final de cada exercício social o resultado obtido e a situação econômico-financeira da entidade

Do sumo desses conceitos, pode-se afirmar que a contabilidade tradicional é um sistema de informações e avaliação, destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com