TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRISE2008

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  778 Visualizações

Página 1 de 2

No Brasil, o calor e a abundância de rios, cachoeiras e praias fazia com que os índios entrassem na água mais de dez vezes por dia. Isso era tão atípico para os europeus que quando Pedro Alvarez Cabral chegou aqui, em 1500, escreveu a Portugal comentando o hábito estranhíssimo dos nativos.

O pronome demonstrativo “isso”, em destaque, foi utilizado para retomar tudo o que foi expresso antes dele. Nesse caso, podemos dizer que se trata de:

a.

coesão sequencial por conexão.

b.

coesão referencial por reiteração.

c.

coesão sequencial de tempo.

d.

coesão referencial por substituição.

e.

coesão sequencial por reiteração.

AP_II

1) Qual é o tema de que trata o editorial e qual o ponto vista do autor a respeito desse tema? Retirar do texto: dois trechos que justifiquem a sua resposta sobre o tema e dois argumentos que o autor usa para defender seu ponto de vista.

Resposta:

O tema trata-se da forma de linguagem complexa muito utilizada na área jurídica, fazendo com que os processos sejam complicados e sem objetividade. Os trechos no texto onde o autor nos mostra com mais clareza:

“... mas o contraste ressalta que falar muito não significa ter muito a dizer...”

“...Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continuam a prosperar no Judiciário; no supremo, ainda mais em julgamento momentoso como o do mensalão... .”

O ponto de vista do autor a respeito do tema, é que a forma de linguagem e expressão no judiciário deveria ser mudada, ou seja usando expressões mais simples e objetiva de fácil entendimento. Ele acredita que com este tipo de mudança, deixaria de existir os discursos demasiadamente longos nas causas judiciais.

Abaixo trechos onde o autor deixa claro sua opinião:

“...Nem mesmo certas vulgaridades, salpicadas por alguns dos advogados da defesa, alteraram a sensação do leigo de assistir a um espetáculo obscuro e bizantino...”

“... Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta...”.

2) Leia os seguintes trechos retirados do editorial:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com