TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUSTOS E PREÇOS

Tese: CUSTOS E PREÇOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  Tese  •  1.644 Palavras (7 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 7

CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS

INTRODUÇÃO

Observamos que os custos estão diretamente afetando a vida das pessoas. Estão direta ou indiretamente ligados a tudo e a todos.

Na nova economia a necessidade de conhecimento profundo sobre controle e cálculo de custos é de vital importância. Os custos determinam o preço de venda; se os custos forem maiores do que o preço de venda, terá prejuízo. Todos os custos aplicáveis ao produto ou serviço precisam ser considerados (incluindo fabricação, venda e outras despesas) quando se for determinar o preço de venda.

Existem diversas definições para o mesmo termo, portanto podemos subdividir os custos como: gastos, despesas, desembolso, perdas, desperdicio, entre outros.Assim este trabalho foi elaborado para o auxílio e compreensão de todas essas definições aplicadas por vários autores ( ex: Martins, Famá Bruni, Viceconti, Leone, Matz, Altkinson, IBRACON, Curry & Frank, entre outros). Estes exemplicaram e especializaram essas teorias para melhor compreensão de todos em um modo geral.

Terminologias de custos

Podemos dizer que custos, é o determinado valor a ser pago para adquirir um produto ou serviço, como pode ser formado por materiais, mão-de-obra, e estrutura física, como pode ser o valor que representa as baixas de estoques e também pode ser usado populalarmente para tudo o que se paga. Assim sendo a área que etuda custos ( contabilidade) desenvolveram várias terminologias para exemplificar custos que é um termo muito abrangente.

Com base nestes autores podemos dizer que os custos clasificam-se em: gastos financeiros e gastos por consumo.

De uma maneira geral, os gastos se dividem em custos, despesas, estoques e ativo mobilizado.

Na disciplina de contabilidade tratamos gastos como consumo, assim sendo se divide em: custos e despesas.

Desenbolso é um termo que representa a saída de recursos do caixa, pode ser em compras a vista ou compromissos anteriormente assumidos.

Custo é o preço pelo qual se obtém um bem, direto ou serviço. Ele é, portanto o preço no processo adquirido como no incorrido no processo interno da empresa para a prestação de serviços ou obtenção de bens, para venda ou uso da interno.

Despesas é o encargo necessário para comercializar os bens ou serviços. A despesa pode ser direta ou indireta.

Algumas outras terminologias que são aplicadas na disciplina de custos:

▪ Perdas – gastos involuntários ocorridos na empresa, pode ser na área produtiva quanto em outros departamentos, elas contribuem para o aumento da receita. ( Ex: produtos quebrados, etc)

▪ Desperdícios – gastos voluntários decorrentes do processo produtivo. Geralmente pode serem eliminados ou reduzidos. ( Ex: Em uma vidrçaria pode ser considerado um desperdício um corte errado de um espelho, entre outras coisas)

▪ Preço – importância monetária pela qual se trasfere um produto ou mercadoria a outra pessoa.

▪ Valor – tem como base o preço pago, mas em decorrência da utilidade pode ser maior ou menor que o preço.

Inicialmente é definido custos de uma forma genérica, no entanto faz se necessário a definição de custos de uma forma mais específica:

● Custos de produção do período – é a soma de todos os custos, diretos e indiretos ( matérias-primas e mão-de-obra, custos indiretos de fabricação) no processo produtivo num determinado período de tempo.

● Custo primário – é a soma de todos os custos diretos no processo produtivo ( matérias-primas e mão-de-obra).

● Custo de conversão ou transformação – é a soma de todos os custos de produção, exceto os materiais, representam o esforço da empresa no processo de fabricação.

● Custo de produção acabada – são os custos da produção do período das unidades de produto que foram terminadas.

● Custos de produtos vendidos – são os custos das unidades que foram produzidas e comercializadas. Na maioria dos casos contém custos de diversos períodos.

Sistemas de acumulação de custos

O termo “sistemas” é aqui empregado para definir o conjunto de componentes administrativos, de registro, de fluxos, de procedimentos, e de critérios que agem e interragem de modo coordenado para atingir determinado objetivo, que no caso é o custeio da produção e do produto.

Os métodos de custeio tende em levar em conta primeiramente o sistema de acumulção de custos que será empregado.

Os sistemas de acumulação de custos consistem na forma como os custos são acumulados e apropriados aos produtos. Os sistemas de acumulação referem-se aos mecanismos utilizados nas sucessivas trasferências de valores aos produtos ou seviços ofertados pelas empresas.

. Sistemas de acumulação por Ordens de produção

O sistema de acumulação por ordens de produção consiste na produção por emcomenda. Diz que o fato da produção ser pr emcomenda específicas já caracteriza produção por ordem.

Se o controle da produção precisa ser feito de forma individualizada por pedidos deve-se empregar um sistem de custos de oredem de produção ou de emcomenda.

Os custos são empregados numa conta especifíca para cada produção. São transferdos de matéria diretas, e custos indiretos de fabricação para a conta de processos de estoques em processo.

. Sistemas de acumulação de custos por processo

O método de custo por processo consiste em computar um custo unitário médio para a produção, dividindo-se o custo total da manufatura pelo número de manufatura pelo número total de unidades produzidas na fábrica em um período de tempo.

A mensuração e identificação dos custos têm como estágio final os produtos, mas o controle de cada fase do processo é considerado revelante. A preocupação não é o que cada produto consumiu mas o que cada processo utilizou de recursos produtivos.

Métodos de custeio

Pode-se dizer que método de custeio é a forma que os custos serão levados aos produtos. É o método de custeio que determina quais custos serão considerados no inventário e no resultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com