TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cadastro De Clientes E Sua Importância

Artigo: Cadastro De Clientes E Sua Importância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  2.965 Palavras (12 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 12

IMPACTOS DO CADASTRO E DA ANÁLISE PARA CONCESSÃO DE CRÉDITO AO CLIENTE EM UMA EMPRESA DE AÇOS NA CIDADE DE MARINGÁ, NOS ANOS DE 2010 E 2011:

UM ESTUDO DE CASO

Maringá

2011 

VINÍCIUS CARREIRA DE OLIVEIRA

IMPACTOS DO CADASTRO E DA ANÁLISE PARA CONCESSÃO DE CRÉDITO AO CLIENTE EM UMA EMPRESA DE AÇOS NA CIDADE DE MARINGÁ, NOS ANOS DE 2010 E 2011:

UM ESTUDO DE CASO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do Grau de Bacharel em Administração, da Faculdade Cidade Verde

Orientador:

Prof. Msc. Camilla Cochia

Maringá

2011 

AGRADECIMENTOS

RESUMO  

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 6

1.1 PROBLEMA DA PESQUISA 7

1.2 DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS DA PESQUISA 8

1.3 JUSTIFICATIVA 9

1.4 Estrutura do trabalho 10

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 11

2.1 ADMINISTRAÇÃO 11

2.2 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 16

2.3 CRÉDITO 21

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 30

4 Descrição e analise dos dados 32

4.1 Histórico da empresa 32

4.2 DESCRIÇÃO DOS DADOS: ANÁLISE E CONCESSÃO DE CRÉDITO 33

5 Considerações FINAIS 42

1 INTRODUÇÃO

O que é necessário para ter o que queremos? Muitas vezes somos surpreendidos por essa pergunta. Sempre estamos à procura de algo desejado ou novo, que possa nos trazer satisfação, conforto ou bem estar. Na busca desse “algo desejado” pessoas e empresas vêem oportunidades de criação de negócios ou da expansão de atividades existentes.

Assim, a administração está cada vez mais ligada ao mundo das empresas e das pessoas, buscando evidenciar novas oportunidades e melhores formas de gerenciar os negócios. Dessa maneira, empresas investem em inovação e planejamento para competir no mercado atual. Pessoas querem comprar mais, investir mais e empreender mais, a economia, apesar das turbulências, vive um bom momento, e na busca da preferência do cliente empresas duelam diariamente para obter vantagens competitivas umas sobre as outras, a fim de se fortalecer no mercado. Observa-se, em um contexto em constante transformação, vantagens competitivas que são conseguidas ao longo do tempo serem perdidas em decorrência de ações estratégicas de empresas concorrentes, comprometendo a imagem organizacional por um bom tempo.

Empresas que buscam a excelência não podem mais se prender a técnicas obsoletas ou em rotinas que já não atendem a demanda de hoje. Por isso é necessário que se voltem para a inovação, modernização, informatização e para antecipar as necessidades e os desejos dos clientes. Todos os setores da empresa são importantes, desde produção ao marketing, finanças a logística, recursos humanos a tecnologia da informação. Todos têm seu papel fundamental para que a empresa possa alcançar seus objetivos, satisfazer seus clientes e alcançar a preferência de todos. Uma empresa precisa se comunicar e se reinventar, quase que diariamente, ou seja, as organizações precisam agir e ser fator de mudança, não só para que possam atingir seus objetivos, mas para sociedade de modo geral, agindo em favor da sustentabilidade e do desenvolvimento humano.

Dentro desse cenário surgem oportunidades e ameaças, que devem ser analisadas, aproveitadas e evitadas, respectivamente, pelas empresas, com vigor e entusiasmo, haja vista que promovem a inovação e mudança, visando a gerar valor para o produto e atrair a atenção do seu cliente. As empresas não podem cair no erro de achar que está tudo certo e tudo perfeito, mesmo quando o seu processo está operando de modo correto e está obtendo os resultados esperados. A empresa deve se preparar para as ameaças, como economia, políticas governamentais, concorrência, fornecedores, enfim é preciso se preparar para as mudanças.

Com base nesse cenário, esse trabalho apresentará um setor de extrema importância para as empresas, o de análise e concessão de crédito, que está ligado ao departamento de finanças. Nesse setor é medida a capacidade de pagamento do cliente e quanto a empresa pode fornecer de crédito a esse cliente, com base em informações coletadas. Esse setor e as decisões nele tomadas são relevantes e estratégicas, podendo ser considerado como uma vantagem competitiva, não como um entrave. Para que isso aconteça, é imprescindível que esteja estruturado de modo a possibilitar a detecção de falhas e dar agilidade ao processo para o bom cliente, por isso a empresa deve prestar atenção e fazer com que novas técnicas sejam introduzidas e modelos que dão certo sejam aperfeiçoados.

1.1 PROBLEMA DA PESQUISA

No momento de incertezas e mudanças que a economia atual atravessa o erro não é tolerado, seja com as pessoas ou com as organizações. A competitividade hoje é muito acirrada. Cada espaço do mercado é disputado pelas organizações, que buscam estabelecer vantagens competitivas umas sobre as outras.

Para que vantagens competitivas sejam obtidas as organizações devem buscar sempre a inovação nos seus produtos, preços, formas de distribuição, ações de comunicação, desenvolvimento humano, atendimento, estrutura, agilidade nos processos. Além disso, é fundamental que empresas que trabalham com crédito possuam um eficiente cadastro de clientes, para que seja viável, realista e objetiva a análise

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com