TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cadei Produtiva Boi Gordo

Artigos Científicos: Cadei Produtiva Boi Gordo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2012  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  1.219 Visualizações

Página 1 de 4

CADEIA PRODUTIVA DO BOI GORDO

RESUMO

O trabalho realizado envolve a cadeia produtiva do boi gordo que, apesar de se encontrar em processo de transformação, pode ser caracterizada como sendo desorganizada. Durante essa década novas tecnologias de produção foram consolidadas e difundidas aos sistemas produtivos. Processos tecnológicos como a suplementação estratégica, o semi-confinamento, o uso das misturas múltiplas, os cruzamentos, novas variedades forrageiras, etc. permitiram encurtar o ciclo de produção. No trabalho pode se observar pesquisas de preços e gastos dessa cadeia envolvendo a ciência da pecuária brasileira, assim como a sustentabilidade e situação atual da cadeia do boi gordo.

1. INTRODUÇÃO

A pecuária bovina chegou ao Brasil com os primeiros imigrantes portugueses, ainda na primeira metade do século XVI.

Hoje, o país tem o maior rebanho bovino comercial do mundo, com aproximadamente 200 milhões de cabeças, distribuídas em 2 milhões de estabelecimentos rurais, que ocupam 180 milhões de hectares.

Ou seja, a pecuária é uma atividade de grande importância para o nosso país. Nos últimos dez anos vêm passando por profundas modificações. São observadas alterações significativas na sua produção e produtividade. A ampliação das fronteiras agrícolas no centro-oeste e no norte do país permitiu um crescimento acentuado do efetivo bovino. Este crescimento foi acompanhado de um considerável aumento nos indicadores tecnológicos de produtividade e de eficiência dos sistemas de produção. O resultado do crescimento da atividade permitiu a consolidação do Brasil no mercado internacional de carnes como um dos maiores exportadores de carne bovina.

2. DESENVOLVIMENTO

As melhorias esperadas nas margens econômicas do segmento dentro da porteira não foram asseguradas. Problemas relacionados com limitações de natureza sanitária do rebanho, não permitindo alcançar melhores preços no mercado internacional, centralização dos abates em poucas plantas processadoras e concentração no varejo e a falta de coordenação na cadeia produtiva, podem ser apontados como as principais causas da baixa remuneração ao quilo do boi. Abaixo segue a tabela mostrando função de cada sistema na cadeia.

Quanto ao consumidor final começaram a surgir algumas definições das características ou requisitos de qualidade exigida da carne bovina. A atividade de cria apesar de ser a que apresenta a menor rentabilidade dentro da pecuária de corte, é aquela capaz de sustentar todo o restante. As fases de recria e de engorda são diretamente dependentes do desempenho do rebanho de cria, não só pelo fato de ser impossível recriar e engordar animal que não nasceu, mas também pelo fato de a eficiência dessas últimas serem função direta da qualidade de animais produzidos e ofertados pela cria. Com o intuito de estudar a rentabilidade de sistemas de produção e a importância dos índices e/ou níveis tecnológico/administrativo sobre a rentabilidade do empreendimento, desenvolveu algumas simulações cujos resultados de custos operacionais e efetivos em todos os sistemas da cadeia encontram-se nas tabelas abaixo.

Fonte: Martins(1998)

*Insumos, administração, impostos, aquisição e venda de animais.

**Depreciação de máquinas, equipamentos e benfeitorias; e mão-de-obra familiar.

***Terra, capital e empresário.

Fonte: Zimmer

Pela análise dessas simulações fica claro que no Brasil, para que essa demanda seja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com