TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cadeia Produtiva Do Alumínio

Ensaios: Cadeia Produtiva Do Alumínio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 3

Cadeia produtiva do Alumínio

Processo Industrial e Fontes de Poluição

Muitos poluentes atmosféricos são provenientes das indústrias de produção de alumínio. Desta forma, os processos de produção deste metal apresentam um grande potencial de emissão de gases que afetam o meio ambiente e a saúde dos seres humanos e animais. Então, tornam-se necessários mecanismos para a eliminação ou redução destas emissões.

Na produção de alumina, Al2O3, é utilizado o processo Bayer, cuja primeira etapa é a purificação do minério (bauxita), onde são removidas as impurezas. As principais impurezas da bauxita são compostos de ferro, silício e gálio, que poderiam afetar as propriedades do produto. O borbulhamento de CO2, por diminuição de pH, promove a remoção dos rejeitos insolúveis, como óxido de ferro. Os íons silicato permanecem em solução. O precipitado de Al(OH)3 é calcinado (aquecido fortemente), convertendo-se em Al2O3 purificado.

Materiais particulados e vapores cáusticos representam as principais emissões provenientes da produção da alumina. Também são produzidos efluentes líquidos e resíduos sólidos. Estes subprodutos merecem uma atenção especial em relação a sua contenção e tratamento. Alguns exemplos de fontes de poluição desprovidas de sistema de controle de poluentes ou providas de sistemas de controle, porém com sérios problemas de operação e manutenção:

 Emissão de poeiras fugitivas provenientes da armazenagem e operações de manuseio da bauxita.

 Sistemas de transportes e pontos de transferência da bauxita (correia transportadora e elevadores de caneca) com enclausuramento inadequado das correias transportadoras aéreas, que permitem o arraste, pela ação dos ventos, de particulados finos para atmosfera.

 Adição de soda cáustica e cal, que gera emissão de vapores cáusticos através dos ventos dos moinhos e um ambiente insalubre.

 Unidade de filtração da lama de bauxita, desprovida de sistema de controle de poluentes, apresenta emissões significativas de vapores cáusticos na atmosfera

 Evaporação do licor cáustico, associada à inexistência de sistema de controle de poluentes, acarreta emissões atmosféricas em diversos pontos de armazenamento

 Sistema de filtração de lama da bauxita, além de apresentar emissão significativa de vapores cáusticos, gera resíduos sólidos alcalinos.

O processo de transformação da alumina em alumínio metálico consiste das seguintes reações de eletrólise:

2Al2O3 + 3C  4 Al + 3 CO2

Al2O3 + 3C  3CO + 2 Al

Nesse processo, a alumina Al2O3 é fundida, misturada com criolita, Na3[AlF6], e eletrolisada num tanque de aço revestido de grafita, que atua como cátodo. Os principais insumos básicos utilizados na produção de alumínio são o fluoreto de alumínio (AlF3), o coque de petróleo (C), o piche (C) e o óleo pesado. As principais fontes de poluição do processo de transformação de alumina em alumínio são:

 Material particulado proveniente do poço de recebimento de insumos básicos (piche e coque).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com