TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Festa De Sao Pedro

Trabalho Universitário: Festa De Sao Pedro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2013  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 2

* A Festa de São Pedro é realizada na Região Oceânica de Niteroi, mais precisamente em Jurujuba a cerca de 144 anos.

A festa é realizada em homenagem ao santo que é padroeiro dos pescadores. A programaçao e composta de missas e

uma procissão terrestre e marítima na qual barcos particulares e pesqueiros saem do Iate Clube do bairro e navegam pela Baía de Guanabara.

Logo apos acontece a Benção e Celebração a São Pedro. Tambem sao elementos da festa show cultural, recreação para as crianças e a

tradicional queima de fogos que dentre todos os eventos é o mais esperado pelos devotos. A Festa de São Pedro é considerado o maior evento

religioso do município, atraindo cerca de 90 mil pessoas por ano, durante os quatro dias de celebração. O atual bairro é predominantemente ocupado por antigos moradores e um vila de pescadores - uma das mais tradicionais do estado, que organiza anualmente uma procissão marítima em louvor de seu padroeiro, São Pedro, no dia 29 de julho. A festa faz parte do calendário oficial da cidade.

Sua localização encontra-se no meio do caminho para o Complexo dos Fortes, antiga área de defesa da entrada da Baía de Guanabara contra invasores no Brasil Colônia, tendo como destaque a Fortaleza de Santa Cruz - ponto de interesse turístico da cidade. Ainda situam-se em sua área as praias da Várzea, do Canal, de Jurujuba, as pequenas Adão e Eva (separadas por um rochedo), de Fora e do Imbuí. As duas últimas já são consideradas oceânicas e contêm águas de coloração bastante azulada. Contudo são de acesso restrito, devido situarem em área militar. As demais são consideradas de interior de baía, com águas mais escuras e turvas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com