TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capital De Giro

Ensaios: Capital De Giro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 3

NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO

A necessidade de capital de giro é função do ciclo de caixa da empresa. Quando o ciclo de caixa é longo, a necessidade de capital é maior e vice-versa. Assim, a redução do ciclo de caixa – em resumo, significa receber mais cedo e pagar mais tarde – deve ser uma meta da administração financeira.

Entretanto, a redução do ciclo de caixa requer a adoção de medidas de natureza operacional, envolvendo o encurtamento dos prazos de estocagem, produção, operação e vendas. O cálculo através do ciclo financeiro possibilita mais facilmente prever a necessidade de capital de giro em função de uma alteração nas políticas de prazos médios ou no volume de vendas.

O capital de giro possui duas fontes de recursos: próprios e de terceiros.

Para Matarazzo (1995, p.343), necessidade de capital de giro é não só um “conceito fundamental para análise da empresa do ponto de vista financeiro, ou seja, análise de caixa, mas também de estratégias de financiamento, crescimento e lucratividade”, mas capital de giro significa o capital circulante ou capital de trabalho, e corresponde ao Ativo Circulante da empresa. Representa o volume de aplicações necessário para iniciar o ciclo operacional da empresa.

Segundo Marion (1998, p.55), “a parte do capital de giro (ativo circulante) que não estiver comprometida com terceiros (passivo circulante) será da própria empresa (não será entregue a terceiros)”. Por isso, a expressão Capital de Giro Próprio.

O sucesso de qualquer empreendimento depende em grande parte da gestão adequada do capital de giro. O capital de giro líquido ou capital de giro próprio é o capital circulante líquido (CCL), ou seja, a diferença entre o ativo e passivo circulantes. O capital próprio corresponde o capital social, reservas de lucros. O capital de terceiros corresponde às operações de financiamento, empréstimos. Quando uma empresa deixar de fazer o seu planejamento financeiro, os seus efeitos são refletidos no índice de NCG.

Para que se possa determinar a NCG, é necessário que se faça uma reclassificação no ativo e Passivo Circulante da empresa, isto consiste na subdivisão do Ativo e do Passivo Circulante em Financeiro e Operacional, no financeiro ficam classificadas as contas que não estão diretamente relacionadas com o ciclo operacional da empresa, e no operacional estão classificadas as contas diretamente relacionadas com o ciclo operacional da empresa.

Exemplos de contas que fazem parte do Operacional, para o Ativo, são estoques, contas a receber, dentre outras. No Passivo Operacional estão classificadas as contas com fornecedores, com o salário dos funcionários, dentre outras.

AS SITUAÇÕES COMUNS QUE OCORREM EM UMA EMPRESA, COM RELAÇÃO À NCG PODEM SER RESUMIDAS:

ACO > PCO: A empresa necessita de capital de giro – quadro normal na maioria dos negócios.

ACO < PCO: A empresa não necessita de capital de giro.

ACO = PCO: A empresa não necessita de outras formas de financiamento para o seu giro – excesso de financiamentos operacionais.

Quando a empresa apresenta um ACO > PCO, o que pode estar acontecendo é que a empresa pode estar com estoques

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com