TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capital De Giro

Casos: Capital De Giro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 6

CAPITAL DE GIRO

Conceito

Toda empresa para se manter na atividade, ela necessita de uma série de recursos. Esses recursos são de extrema e vital importância para que a empresa consiga prestar seus serviços e manter suas obrigações em dia.

Esses recursos são constituídos pelos ativos que a empresa possui que irão trazer algum beneficio positivo, e deve ser bem administrado, pois se o número de recursos for menor que o de obrigações pode afetar negativamente a empresa, deixando-a em uma situação líquida negativa. O Capital de giro é a soma desses recursos em forma de bens e direitos a receber. Num sentido mais amplo, o capita de giro representa os recursos demandados por uma empresa para financiar suas necessidades operacionais identificadas desde a aquisição de matérias primas ou mercadorias, até o recebimento pela venda do produto acabado

BALANÇO PATRIMONIAL

ATIVO CIRCULANTE

BENS

+

DIREITOS

= TOTAL DOS ATIVOS

*Capital de Giro*

Figura 1 – demonstração que contem apenas a parte de ativo circulante do balanço patrimonial

_____________________________________________________________________________________________

FLUXO DE CAIXA

Importância na administração

O fluxo de caixa é extrema e vital importância dentro de uma empresa, ele mostra o rumo financeiro dos serviços operacionais, auxiliando nas tomadas de decisões financeiras. Através dele é possível gerenciar os resultados e desempenho de todos os serviços, planejar e controlar os recursos financeiros reduzindo despesas gerando maior lucratividade. É também possível analisar todas as etapas dentro de um projeto como a viabilidade, lucratividade, ponto de equilíbrio e o retorno do investimento e os riscos na tomada das decisões.

Uma boa gestão do fluxo de caixa irá auxiliar no crescimento da empresa perante o mercado, pois ela saberá se terá o capital necessário para quitar com suas obrigações (pagar as contas), ou se aplicará o que tem disponível para, uma eventual possibilidade de ganhos futuros, a administração adequada do fluxo de caixa trará obtenção de resultados positivos para a empresa.

No atual cenário em que vivemos de alta inflação e insegurança por parte de investidores estrangeiro, as empresas tendem a passar por dificuldades em todos os setores de atuação, e neste momento é que se faz necessário o fluxo de caixa eficiente, pois não adotar ou então uma má gestão do mesmo acarretará no não acompanhamento das mudanças, sendo ultrapassadas pelas de boa gestão prejudicando o andamento da empresa, esta é a importância do fluxo de caixa em qualquer empresa seja ela pequena, média ou grande.

______________________________________________________________________________

APLICAÇÃO PRÁTICA

Empresa: Local Frio Logística S.A.

• Caixa e equivalentes de caixa

Caixa e equivalentes de caixa incluem dinheiro em caixa, depósitos bancários à vista, outros investimentos de curto prazo de alta liquidez com vencimentos originais de até três meses e saldos em contas garantidas, quando aplicável. Ativos financeiros

• Classificação

A Companhia classifica seus ativos financeiros sob as seguintes categorias: mensurados ao valor justo por meio do resultado, empréstimos e recebíveis e disponíveis para venda. A classificação depende da finalidade para a qual os ativos financeiros foram adquiridos.

a . Ativos financeiros ao valor justo por meio do resultado

Os ativos financeiros ao valor justo por meio do resultado são ativos financeiros mantidos para negociação. Um ativo financeiro é classificado nessa categoria se foi adquirido, principalmente, para fins de venda no curto prazo. Os derivativos também são categorizados como mantidos para negociação, a menos que tenham sido designados como instrumentos de hedge. Os ativos dessa categoria são classificados como ativos circulantes.

b. Empréstimos e recebíveis

Os empréstimos e recebíveis são ativos financeiros não derivativos com pagamentos fixos ou determináveis, que não são cotados em um mercado ativo. São incluídos como ativo circulante, exceto aqueles com prazo de vencimento superior a 12 meses após a data de emissão do balanço (estes são classificados como ativos não circulantes). Os empréstimos e recebíveis da Companhia compreendem, principalmente, contas a receber de clientes, aplicações financeiras contabilizadas em "Caixa e equivalentes de caixa", depósitos judiciais e outros créditos.

c. Ativos financeiros disponíveis para venda

Os ativos financeiros disponíveis para venda não são derivativos, sejam eles designados nessa ou em outra categoria. Eles são incluídos em ativos não circulantes, a menos que a administração pretenda alienar o investimento em até 12 meses após a data do balanço.

• Contas a receber de clientes

As contas a receber de clientes são registradas pelo valor faturado, ajustado ao valor presente quando aplicável, incluindo os respectivos impostos diretos de responsabilidade tributária das empresas do Grupo, menos os impostos retidos na fonte, os quais são considerados como créditos tributários.

• Depósitos judiciais

Existem situações em que o Grupo questiona a legitimidade de determinados passivos ou ações movidas contra si. Por conta desses questionamentos, por ordem judicial ou por estratégia da própria administração, os valores em questão podem ser depositados em juízo, sem que haja a caracterização da liquidação do passivo. Os depósitos judiciais relacionados com processos não provisionados estão apresentados no ativo não circulante - realizável a longo prazo.

• Investimento em controladas

Os investimentos em controladas com participação no capital votante superior a 20% ou com influência significativa em demais sociedades que fazem parte de um mesmo grupo ou que estejam sob controle comum são avaliados por equivalência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com