TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capital Intelectual

Ensaios: Capital Intelectual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 3

Análise crítica sobre Gestão do Conhecimento

O tema Capital Intelectual (CI) começou a ser pesquisado na obra de Hiroyuki no ano de 1980 que discutia a mobilização dos chamados ativos ocultos em empresas do Japão. Quando se iniciou as pesquisas sobre recursos intangíveis o capital de difícil mensuração era definido como sendo a dferençça entre o valor de mercado e o valor contábil das ações das corporações, PFEIL(2003).

Para Cardoso (2003) capital intelectual é uma média aritmética de todos os tipos de capitais envolvidos nos processos organizacionais. Vigorona (2004) diz que capital intelectual consiste na riqueza invisível das empresas. O valor de uma empresa não está na sua estrutura fisíca, nem nos seus estoques e sim no intelecto EDVINSSON E MALONE (1998).

De acordo com Guthrie (2001), visto que a sociedade se encontra na Era da Informação e do Conhecimento, assim os ativos intelectuais, patentes, inovação, experiências são elementos que geram valores e competitividade no mercado.

Para Marques e Palmeira (2011):

O Capital Intelectual é o material intelectual - conhecimento, informação,

propriedade intelectual, experiência, que se pode aproveitar para a criação

de riqueza, sendo um conjunto de benefícios intangíveis que agregam

valor às empresas e representa um diferencial competitivo em relação aos

concorrentes, sendo muito importante para o desenvolvimento das organizações.

Brooking (1996) dividiu o Capital Intelectual em quatro grupos:

• Ativos de Mercado: potencial que a empresa possui em decorrência dos intangíveis que estão relacionados ao mercado, tais como: marca, clientes, lealdade dos clientes, negócios recorrentes, negócios em andamento (backlog), canais de distribuição, franquias, etc.

• Ativos Humanos: compreendem os benefícios que o indivíduo pode proporcionar para as organizações por meio da sua expertise, criatividade, conhecimento, habilidade para resolver problemas, tudo visto de forma coletiva e dinâmica.

• Ativos de Propriedade Intelectual: incluem os ativos que necessitam de proteção legal para proporcionar às organizações benefícions tais como: know-ho, segredos industriais, copyright, patentes, designs, etc.

• Ativos de Infra-Estrutura: compreendem as tecnologias, as metodologias e os processos empregados, como cultura, sistema de informação, métodos gerenciais, aceitação de risco, banco de dados de clientes,etc

Com a evolução da tecnológia e do maior acesso as informações também foi possivel um maior nivelamento das empresas, isto é, antigamente as empresas se diferenciavam pelo maior poder aquisitivo ou mesmo por ter informações privilégiadas, atualmente o que difere de fato uma empresa são as pessoas que a compõem, pois é nelas que está o conhecimento das empresas, suas capacitações se forem bem utilizadas podem levar a grandes resultados, claro que para isso é necessário que se tenha uma estrutura organizacional, desde um bom ambiente, equipamentos de boa qualidade, cultura e valores bem identificados e uma liderança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com