TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carga Fracionada

Dissertações: Carga Fracionada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 2

As mercadorias são transportadas de um ponto a outro através de vários meios: aéreo, ferroviário, por água e caminhões. No Brasil, as circulações de mercadorias que utilizam caminhões oferecem às empresas uma grande flexibilidade a um preço relativamente baixo. O transporte por caminhão oferece um movimento de grandes quantidades mais rapidamente. As empresas de transporte geralmente oferecem dois tipos deserviços; a carga total e fracionada. Carga Completa significa usar um caminhão inteiro, enquanto carga fracionada significa que o volume que transporta ocupa menos do que um caminhão. Envios de carga completa são envios de um caminhão cheio e de carga fracionada movem variadas mercadorias de diferentes clientes em um mesmo caminhão. Enviar cargas fracionadas pelas transportadoras possibilita as empresas contratantes um método mais rentável, pois não pagam pelo uso do caminhão completo.

Como funcionam as cargas parciais

Em uma determinada localidade funciona uma transportadora que tem um grande número de veículos que recolhem os produtos de seus clientes (ou empresa contratante), os produtos são levados para um depósito e são descarregados. Cada carga é pesada e medida, com a finalidade de criar a fatura pelo serviço. Posteriormente, as cargas são colocadas individualmente juntamente com cargas de outros clientes de mesma área geográfica como destino, em um caminhão de “saída”. As cargas fracionadas são levadas para um terminal localizado na região de destino e são descarregados. Então, essas cargas descarregadas em terminais locais são colocadas em caminhões menores para serem entregues no destino solicitado.

Transportadoras de carga fracionada

A principal vantagem da utilização de serviços de transporte por parte de transportadoras de carga fracionada são seus custo. O preço para uso de transportadoras é muito menor do que utilizar um caminhão inteiro. Por outro lado, também é mais econômico do que contratar uma caminhoneta pequena, uma vez que estes veículos são usados para uma única carga. No entanto, as caminhonetas têm como vantagem não manipular a mercadoria.

As transportadoras têm diversos clientes com diferentes destinos, permitindo-lhes que sejam as mais competitivas em determinadas rotas. Por ter um grande volume de cargas, a partir de diferentes clientes, as transportadoras podem reduzir suas taxas de transporte e oferecer preços mais baixos para usar um caminhão inteiro ou contratar uma caminhoneta. As desvantagens são que os envios demoram mais tempo para chegarem ao seu destino (mais dias de trânsito) e também são manipulados muitas vezes desde a coleta até a entrega. Se a sua empresa não têm produtos frágeis, o transporte de carga fracionada é a melhor opção em termos de custo.

Referência: http://sontra.com.br/blog/2013/06/cargas-fracionadas-como-funcionam/

Retirada : http://sontra.com.br/blog/2013/06/cargas-fracionadas-como-funcionam/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com