TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cargas Perigosas

Monografias: Cargas Perigosas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  5.337 Palavras (22 Páginas)  •  1.145 Visualizações

Página 1 de 22

Unidade – 5 – Produtos Logísticos de bens de pós consumo

Introdução a Logística de bens de pós consumo

Com o avanço da economia mundial, o crescimento do consumo e invariavelmente da produção, a logística tornou-se cada vez mais importante dentro das organizações. A logística controla toda a movimentação e armazenagem das matérias-primas e dos produtos, desde o momento da aquisição até o consumidor final. A movimentação e armazenagem visam facilitar o fluxo dos produtos, tendo planejamento, organização e controle efetivos. Fig. #38801660

Bens de pós consumo

Bens de pós-consumo são os produtos ou materiais constituintes cujo prazo de vida útil chegou ao fim, sendo assim considerados impróprios para o consumo primário, ou seja, não podem ser comercializados em canais tradicionais de vendas.

Com o final da vida útil de um bem ou sua parte constituinte, ele torna-se um produto de pós-consumo, que pode ter como destino aterros sanitários e incineração (queima), ou ainda sim retornar ao ciclo produtivo através da reciclagem ou do reuso. E é dessa forma que a logística reversa funciona, trazendo o produto de volta ao ciclo produtivo.

Existem três grandes categorias de bens de pós consumo:

• Bens descartáveis: são produtos de vida útil curta, geralmente não passam dos dois anos e normalmente são embalagens, brinquedos, materiais para escritório, suprimentos para computadores, artigos cirúrgicos, pilhas de equipamentos eletrônicos, fraldas, jornais, revistas e outros; fig. #25656819

• Bens duráveis: São produtos que variam sua vida útil em alguns anos ou até décadas. Bens que satisfazem a vida social. Fazem parte dessa categoria os automóveis, os eletrodomésticos, os eletrônicos, as máquinas e os equipamentos industriais, os edifícios de diversas naturezas, os aviões, as construções civis, os navios, entre outros;

• Bens semiduráveis: São produtos de vida útil curta, que raramente passam dos dois anos. Nos canais reversos eles oscilam entre duráveis e semiduráveis. Trata-se de bens como bateria de veículos, óleos lubrificantes, baterias de celulares, computadores e seus periféricos, revistas especializadas, entre outros. Fig. ##17817183

O rápido crescimento da tecnologia, a grande velocidade com que ela se movimenta e se inova, a melhoria na qualidade e desempenho, e a tendência à queda de preços, são fatores que resultam na diminuição do ciclo de vida útil dos bens. Essa aceleração no desenvolvimento e lançamento de novos produtos gera a descartabilidade.

Todos os materiais produzidos, em certo momento, se tornarão bens de pós-consumo. Por isso devem-se utilizar técnicas e processos organizados e eficientes para o descarte destes bens, para que esses materiais não danifiquem o meio ambiente, deixando assim, de atingir a sociedade.

A partir do exposto, percebe-se que o acúmulo de materiais de pós-consumo, gerado pela descartabilidade acelerada, vem evidenciando e fazendo crescer a idéia de logística reversa em diversos ramos da economia, tornando-a não apenas uma ferramenta contra a degradação do meio ambiente, como também uma ferramenta a favor da imagem e da rentabilidade das empresas.

5.1 Canais Reversos de Bens de Pós-Consumo

Os canais reversos de bens de pós-consumo são todas partes de comercialização dos resíduos, o produto em si e seus materiais constituintes, até seu retorno ao processo produtivo.

Após o uso, os bens duráveis, semiduráveis, descartáveis e os resíduos industriais são descartados e a partir daí começam os canais de distribuição reversa. Depois de serem descartados, estes produtos podem seguir de acordo com o fluxograma, ser coletado e retorna ao ciclo produtivo de diversas maneiras. Como bens de segunda mão ou convertidos em suas partes, subconjuntos e materiais constituintes, dando origem a uma série de atividades comerciais, industriais e de serviços reversos.

O fluxograma desenvolvido abaixo mostra claramente a distribuição desses canais reversos. No plano esquerdo os produtos descartáveis/ semiduráveis são selecionados através das coletas informais, coletas seletivas e das coletas de lixo, que selecionam e repassam para intermediários, também conhecidos como sucateiros. Estes por sua vez, disponibilizam o material para a indústria de reciclagem e esta fornece estes materiais já reciclados novamente para o fabricante.

http://www.bib.unesc.net/biblioteca/sumario/000041/00004123.pdf

Percebemos que no plano direito do fluxograma estão os produtos duráveis/semiduráveis descartados pelo consumidor, estes bens podem seguir dois canais reversos: podem ser reutilizados e retornam como produto de segunda mão ao consumidor, ou desmanchados e seus componentes em bom estado de uso retornam diretamente para o fabricante, ou podem ainda ser remanufaturados e retornados ao fabricante. As sobras são direcionadas para a coleta de lixo entrando também no processo de reciclagem anteriormente descrito.

5.1.1 Canais reversos de pós-consumo de bens duráveis e semiduráveis

O bem durável é composto por uma série de componentes com diferentes durações de vida e que poderão ser substituídos ao longo da vida do bem, dando origem a fluxos em canais reversos próprios. Portanto são aqueles que adquirimos e usamos por um longo período, exemplo: casas, automóveis, móveis, eletrodomésticos etc. Já os bens de consumo semiduráveis podem ser considerados os calçados, roupas, que vão se desgastando aos poucos.

As opções de reintegração ao ciclo produtivo dos bens duráveis e semiduráveis são muito bem representadas no fluxograma:

http://www.bib.unesc.net/biblioteca/sumario/000041/00004123.pdf

Conforme podemos observar, o fluxograma apresenta uma cadeia produtiva direta, iniciando o processo na fabricação e na matéria-prima primária, a fabricação dos produtos de utilidade e a colocação no mercado primário. Na sequência, as linhas tracejadas mostram o retorno de uma parte da matéria-prima secundária ou componente reutilizada até o fechamento do ciclo.

Pode-se acrescentar que as cadeias produtivas, compreendem todas as atividades articuladas desde a pré-produção até o consumo final de um bem ou serviço. E que para obter um bom entendimento do comportamento dos componentes econômicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com