TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cenário tecnológico

Seminário: Cenário tecnológico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Seminário  •  227 Palavras (1 Páginas)  •  418 Visualizações

CENÁRIO TECNOLÓGICO

A atividade de lavagem de veículos tradicional utiliza uma grande quantidade de água que normalmente não é reaproveitada. Nos últimos anos, a preocupação com esse fato aumentou.

Em 1989 o termo produção mais limpa foi desenvolvido pela UNEP (United Nations Enveronmente Programme) e pela UNIDO (United Nations Industrial Development Organization) desde então P+L tem sido explorada em programas governamentais, empresas e academia, envolvendo diversos conceitos e metodologias.

Existem no mercado três técnicas diferentes (drywash ou lavagem ecológica; lavagem a jato; lavagem expressa com cerdas) comparando-as e relacionando-as com o conceito de produção mais limpa, Os principais resultados apontam que, dentre as três, a lavagem ecológica atende a princípios de serviços mais limpos.

Com o surgimento da técnica de lavagem ecológica, ocorreu-se modificações nos processos, substituição de recursos e mudança tecnológica em relação ao método tradicional, onde se utilizava detergentes, e uma média de 300 lts de água por veículos, já para a tecnica de lavagem ecológica utiliza-se a cera especifica biodegradável, prevenção na geração de residuos, reutilização dos materias platicos(borrifador, baldes) e panos de limpeza feitos de microfibra, além da redução significativa do uso de água no processo produtivo em relação aos outros tipos de lavagem.

Em tese, utilizando-se de metodologias de produção mais limpa, ocorre a racionalização do processo produtivo em busca do aprimoramento. Portanto, o foco da produção mais limpa estaria no processo, não no produto.

http://ecoinovar.com.br/cd2013/arquivos/artigos/ECO146.pdf

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com