TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compare As Respostas

Pesquisas Acadêmicas: Compare As Respostas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

Os acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das Teorias da Administração

As Teorias da Administração teve como marco na área do conhecimento através da publicações dos resultados obtidos dos estudos feito por Taylor, no início do século XX.

Na transição da Idade Média para o Renascimento, a riqueza e o poder passam da posse da terra para a do dinheiro e a auto suficiência passa para a cumulação de excedentes, fomentando o surgimento do Capitalismo Industrial é a inserção das máquinas aplicadas à produção de bens que, aliada à concentração de trabalhadores em um mesmo local, aumentou grandemente a produtividade. Essa evolução também aumentou a complexidade dos problemas – nos negócios e na sociedade, pois elevou-se intensamente o êxodo rural, o que fez crescer as cidades e a necessidade de infra estrutura.

Taylor desenvolveu a Teoria da administração científica, ou seja, estudou as técnicas de racionalização do trabalho de operários, que colocavam em prática a divisão de trabalhos.

A história da Administração foi influenciada por vários fatores que descreveremos a seguir:

Influência dos Filósofos: vem desde os tempos da antigüidade e teve suas primeiras ‘definições’ a partir dos pensamentos de filósofos como Sócrates Platão e Aristóteles.

Influência da Igreja Católica: Durante

muitos séculos as normas administrativas e a organização pública ficaram a cargo da Igreja Católica, e não dos Estados.

Influência da Organização Militar: Resultam da organização militar daquela época: a organização linear, o princípio da unidade de comando e a escala hierárquica. Decorrentes destes princípios surgem ainda a centralização do comando e a descentralização da execução, o que forma um modelo bastante utilizado em outras organizações.

Administração, uma habilidade humana

Habilidades

Para ocupar posições nas empresas, executar seus papéis e buscar as melhores maneiras de Administrar, o Administrador deve desenvolver e fazer uso de várias habilidades. Robert L. Katz (apud STONER, 1999) classificou-as em três grandes habilidades: Técnicas, Humanas e Conceituais. Todo administrador precisa das três habilidades.

Habilidades Humanas são as habilidades necessárias para um bom relacionamento. Administradores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz como líderes.

Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade humana “[...]consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas”.

Habilidades humanas são imprescindíveis para o bom exercício da liderança organizacional .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com