TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências Profissionais

Artigo: Competências Profissionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  230 Palavras (1 Páginas)  •  239 Visualizações

Administração processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar os objetivos.

Teorias Administrativas Foco de estudo Em que consiste o estudo da teoria Criticas sofrida pela teoria

Administração Cientifica (Taylor -1903) Racionalização do trabalho e no controle da atividade humana. Elevar o nível de produtividade, produzir mais em menos tempo sem elevar o custo de produção. Transformou o homem em uma maquina, organização como sistema fechado e não levava em conta o lado social e humano do trabalhador.

Teoria clássica (Fayol-1841-1925) Organização formal, homem econômico. Máxima eficiência Manipulação aos trabalhadores através de incentivos salariais, empresa como um sistema fechado e a excessiva unidade de comando.

Teoria Neoclássica (1951) Organização formal Organização, atualização da teoria clássica.

Teoria da Burocracia (Max Weber-1864-1920) Racionalidade e eficiência da organização. No crescente tamanho e complexidade das empresas que passam a exigir modelos organizacionais mais definidos. Excesso de formalismo e papelório, exibição de sinais de autoridade e impessoalidade no relacionamento.

Teoria Estruturalista (1947) Ambiente organizacional e interorganizacional. Na sociologia, procura ampliar os horizontes da administração,

Teoria das Relações Humanas (Elton Mayo 1880-1949 e Kurt Lewin1890-1947) Motivação, comunicação, liderança. Na preocupação da satisfação no trabalho e no crescimento individual e auto- desenvolvimento das pessoas Ênfase exagerada nos grupos informais, oposição cerrada à teoria clássica.

Teoria do Comportamento Organizacional Comportamento Humano

Teoria do Desenvolvimento Organizacional Comportamento Humano

Na mudança organizacional, modificações estruturais e comportamentais a fim de melhorar a eficiência das empresas.

Teoria da Contingência (1972) Ambiente Nas relações de interação entre empresas e seus ambientes. Compatibilização entre abordagens de sistema fechado e sistema aberto

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com