TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compra Do Whatsapp Pelo Facebook

Trabalho Universitário: Compra Do Whatsapp Pelo Facebook. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 3

1-A intenção é expandir a base de dados, que gera publicidade, a principal fonte de receita do Facebook. O Whatsapp já conta com 450 milhões de usuários mensais ativos, e tem tudo para alcançar o primeiro bilhão no curto prazo, enquanto o Facebook conta com 1,11 bilhão de usuários mensais. Apesar das duas redes compartilharem usuários, as informações que os usuários trocam são diferentes e o Facebook quis ter acesso justamente às informações trocadas via Whatsapp, que permite interações mais dinâmicas e restritas, por conseguinte de maior valor. Um dos principais fatores para o crescimento muito acima da média do Whatsapp é a possibilidade de restringir de forma simples com quem as informações serão compartilhadas, sem contar que o aplicativo é muito intuitivo.

Gráfico comparando o crescimento no número de usuários nas principais redes sociais:

2-Se negócio não tivesse risco eu entraria em todos, porém pela intenção da compra não faria sentido comprar o VIBER , que tem apenas 12 milhões de usuários cadastrados e não representa ameaça ao Whatsapp estatisticamente. Reforço apenas que no ramo dos aplicativos tudo pode mudar do dia para a noite, e dada a dinâmica do negócio, vale questionar se realmente o Whatsapp valia os US$ 19 bilhões.

3-Para ter acesso a uma nova, gigante e diferente plataforma de rede social.

4-Sendo a principal fonte de renda do Facebook a publicidade, há chances disso ser aplicado ao Whatsapp, que até o momento não utiliza esse recurso. Ainda mais levando em conta que para continuar dando lucro no atual modelo de operação, o Whatsapp precisaria atrair 2,5 bilhões de usuário em apenas um ano, segundo o professor de finanças da Universidade de Nova York, Aswath Damodaran. Há também a possiblidade do Whatsapp ser integrado ao bate papo do Facebook.

5-Isso reforça a imagem de domínio da marca e fortalece a presença em nossa “vida virtual”, disputada principalmente com Google e Microsoft, além do acesso às informações que são trocadas apenas por Whatsapp.

6-Irá representar o que já foi dito acima, além do passo a frente em termos de market share.

7-Os prós são a expansão da base de dados do Facebook e a integração com o bate papo. Os contras são na verdade relacionados ao possível fracasso do investimento, pois com as recentes denúncias de Edward Snowden que envolviam o Facebook na espionagem praticada pelo governo dos EUA, há a possiblidade das pessoas deixarem o Whatsapp por medo de ter a privacidade invadida ilegalmente. Adicionalmente, como já dito na questão 2, do dia para a noite grande parte dos usuários podem migrar para outro aplicativo, seja pela questão da privacidade ou mesmo de recursos disponibilizados, portanto há o risco do Facebook não recuperar o investimento, risco este que tem se mostrado pequeno, visto que o Telegram (app semelhante ao Whatsapp, porém com mensagens criptografadas, que o torna forte o onde o Whatsapp é fraco) “roubou” apenas 5 milhões de usuários do Whatsapp, após o anúncio da compra e a migração se mostrou apenas um “susto”, tendo seu crescimento desacelerado.

8- Os principais fatores foram: apresentar uma alternativa gratuita ao SMS e permitir o compartilhamento de informações de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com