TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Interpessoal

Casos: Comunicação Interpessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 4

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Os grupos dentro das organizações possuem metas diferentes. Por exemplo, a área de compras está preocupada com a aquisição de insumos em tempo hábil e a preços baixos, a área de marketing está preocupada com a colocação dos produtos no mercado e com o aumento da receita, a área de controle de qualidade está preocupada em melhorar a qualidade e assegurar que os produtos da empresa atinjam os padrões, e a área de produção busca a eficiência das operações mantendo constante o fluxo da produção. Essa diversificação de objetivos entre grupos é uma grande fonte de:

Resposta Selecionada:

Correta conflitos na organização

Resposta Correta:

Correta conflitos na organização

Feedback da resposta:

Alternativa D. A diversificação de objetivos entre os grupos é uma grande fonte de conflitos, pois os mesmos buscam metas diversas, algumas explicitamente divergentes. Este processo é natural dentro das organizações e pode ser gerenciado, trabalhado e superado por meio das eficientes lideranças. Os conflitos podem ser usados a favor da empresa, pois quando bem gerenciados pelas lideranças emergem como fonte de motivação para uma melhor performance, desejo de atingir metas mais arrojadas e reconstruir objetivos. Nem sempre o conflito simboliza problemas insolúveis e instabilidade entre pessoas no contexto da organização.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Para enfrentar a complexidade do dia-a-dia diário as pessoas criam respostas programadas frente a várias situações, pois acomodar-se neste cenário automático é mais prático. Quando se defrontam com a mudança a tendência é reagir de acordo com o costume. Dessa forma quando o seu departamento é transferido para outro prédio, do outro lado da cidade, você tem que mudar uma série de ações costumeiras como: acordar 30 minutos mais cedo, cumprir um novo trajeto, encontrar outro estacionamento, acostumar-se com as novas pessoas e com o novo espaço físico, arrumar outro local para almoçar, e assim por diante. A situação denota os motivos pelos quais as pessoas resistem à mudança em razão, principalmente:

Resposta Selecionada:

Correta da resistência individual ocasionada pelos nossos hábitos

Resposta Correta:

Correta da resistência individual ocasionada pelos nossos hábitos

Feedback da resposta:

Alternativa C. Como seres humanos somos criaturas com hábitos. Certamente todos os dias cada um de nós se dirige ao trabalho pelo mesmo caminho. A tendência de sempre responder da mesma maneira, mesmo em novas situações, transforma-se em resistência. Somos criaturas que se apóiam em hábitos, sempre. Ir para outro departamento do outro lado da cidade faz que a nossa resistência atue pois somos obrigados a adaptar os hábitos anteriores em um novo contexto.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

A resistência é um mecanismo de defesa que usamos frente a novas situações e pode acorrer em qualquer dimensão da vida humana, e não é diferente no mundo organizacional. Se os funcionários de uma organização forem esclarecidos de forma clara e objetiva sobre todos os fatos referentes à mudança, e tiverem as suas dúvidas respondidas, certamente a resistência tenderá a acabar. Cabe às empresas criar de maneira amistosa estas formas de comunicação através de diálogos individuais, canais informativos em murais, jornais, e-mails, palestras, discussões em grupo, entre outras opções. Este tipo de ação cria vínculos de confiança e segurança entre funcionários e empresa, como também gera a superação em relação à resistência e à mudança. Esta estratégia chama-se:

Resposta Selecionada:

Correta Educação e comunicação;

Resposta Correta:

Correta Educação e comunicação;

Feedback da resposta:

Alternativa “D”, pois a superação da resistência à mudança ocorre por meio de Educação e Comunicação. Se todos os funcionários forem informados sobre todos os fatos e tiverem as suas dúvidas esclarecidas, certamente a resistência cessará. A comunicação pode ser realizada de várias maneiras como discussões individuais, grupais, relatórios,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com