TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

Tese: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  Tese  •  7.556 Palavras (31 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 31

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

O relacionamento interpessoal é a interação de duas ou mais pessoas e está ligado intimamente com a forma como que cada uma percebe, sente e age perante a outra.

O relacionamento entre as pessoas é a mais primitiva forma de convivência e de comunicação, no entanto, apesar dessas duas características terem evoluído ao longo da existência da espécie humana, o relacionamento interpessoal ainda encontra muitas dificuldades que tornam a vida do ser humano mais difícil, parecendo muitas vezes, estar andando no sentido contrário da evolução.

Simples aspectos de um tratamento como um bom dia, um obrigado, ou ainda um mero sorriso para muitas pessoas é difícil por em prática. E são justamente essas pessoas que mais falam em “exigir respeito”, sem, muitas vezes lembrar que respeito é conquistado. Como se conquista respeito? Se dando!

A mais simples forma de se exigir respeito, é se dando, eis que ao se tratar bem uma pessoa, sendo gentil, cordial e sincero, dispensando um tratamento além daquele que se está acostumado a receber, certamente, daquele indivíduo do qual está recebendo gentileza e cordialidade de forma sincera, certamente não mais será necessário “exigir” o respeito, pois ele sem sombra de dúvidas o dará! Quem sabe, além disso, usará do exemplo obtido para também assim tratar as outras pessoas com as quais se relaciona.

Para se poder tratar bem alguém, inicialmente vale mencionar algumas situações, como por exemplo: A pessoa não deve se expor, falando muito em si, tentando passar informações sobre si, pois assim, estará agindo como o centro das atenções, deixando passar uma impressão de que é o melhor, no entanto, sendo humilde, educado, ponderado e sabendo ouvir que é umas das maiores virtudes que se possa ter, certamente todas as características pessoais serão interpretadas pela outra pessoa sem que se diga uma palavra a esse respeito.

Deve-se agir de forma não interessada em passar para os outros que o que se faz custa um enorme esforço, pois isso é constatado por quem está próximo. Falando sobre os feitos e as conquistas, pode custar a falta de respeito, pois isso leva o ouvinte a interpretar que se pretende deixá-lo em uma condição inferior, por não ter as mesmas ações, assim, interessante que se as enumere rápida e cautelosamente, se for questionado.

Elogiar com sinceridade e economizar as críticas são fatores determinantes também, pois é natural do ser humano, gostar de ser reconhecido em suas atitudes, no entanto, sabe o que é certo e errado, e não gosta de ficar ouvindo sobre seus erros, pois a resposta logo vem “errar é humano!” E não é se fazendo lembrar de erros que se terá um bom relacionamento, pelo contrário.

Saber tratar cada pessoa da forma que ela mais gosta. Cada um tem um estilo, um comportamento, uma forma de ser tratado. Dessa maneira, já se constata que não é possível se tratar todos da mesma forma, sendo necessário entender a característica de cada um, para então poder lhe tratar melhor, e o resultado disso é surpreendente, pois se obtém um tratamento esplendoroso, mesmo de quem não sabe tratar bem.

Um fator de elevada importância, igualmente, é o nome das pessoas, portanto, saber e usar no tratamento é necessário e adequado. De que vale um bom tratamento, sem que se possa chamar alguém pelo seu próprio nome? Isso faz parte do bom relacionamento, seja ele profissional, amistoso, eventual, ocasional.

Deve-se ter a sensibilidade para se perceber a hora para determinados comportamentos, para não agir equivocadamente com intimidade ou com excesso de formalidade, afinal de contas, ninguém gosta de ser tratado de uma forma ou de outra senão o for adequadamente.

Reconhecendo erros, evita que alguém o faça. Tentando esquivar-se do erro que cometeu é a forma mais forte de dar-lhes cada vez mais ênfase. Muito mais sincero e adequado lembrar dos erros, antes que alguém o faça, e pedir as desculpas no momento certo, reconhecendo e propondo-se a não mais cometê-los fará com que eles passem totalmente despercebidos.

O carinho com os que menos esperam é fundamental. As pessoas que mais são duras e carrancudas e menos educadas, são as que mais precisam de carinho, pois o são porque nunca ou pouco receberam. A razão de uma pessoa não por em prática determinada ação, na maioria das vezes é por desconhecimento, sendo isso exatamente o que fundamenta a falta de educação daquele que não a recebeu. Portanto, saber constatar e tratar essa pessoa com a educação que ela não oferece, certamente ecoará aos ouvidos dela, que certamente estará recebendo uma grande contribuição, pois se ela não teve, está tendo por quem a trata bem, sutilmente.

O respeito pelos mais velhos é a coisa que todo pai ensina ao seu filho, mas que este logo esquece, ou melhor, tenta esquecer, isso porque se preocupa muito mais em saber quais os seus direitos e em “exigir respeito”! Respeitar os mais velhos é uma das grandes ações comportamentais de um ser, pois se está demonstrando inconscientemente uma boa formação familiar e respeitando quem chegou primeiro e, além disso, e sobre tudo, se dando aquilo que muitos esquecem de dar: “ao respeito”.

Uma das grandes ferramentas de um bom relacionamento, também, é o sorriso, pois ele, quando usado de forma sincera e oportuna, pode dizer mais que mil palavras, pois o corpo fala! A expressão corporal é muito maior que a expressão verbal. Deixar o sorriso fluir é ser transparente em seus sentimentos, e assim, sem sombra de dúvidas se está reconhecendo o esforço do próximo em lhe tratar bem.

Antes de criticar ou reclamar de alguém, deve-se fazer uma auto-análise, tentando identificar qual a própria atitude que levou esse alguém a agir dessa ou daquela forma. Assim, tentando identificar qual o próprio erro, irá facilitar a boa atitude de alguém para que ele mesmo reconheça o que fez e que faça o que acha certo fazer, reconhecendo e se desculpando, enquanto que as acusações geram apenas dissabores, sem que nada se mude.

Para se ter um bom relacionamento, necessário que uma das pessoas desse relacionamento tenha conhecimento sobre a melhor forma de se tratar alguém para poder proporcionar a ocorrência desde uma agradável conversa até uma eterna convivência e se mesmo tendo conhecimento sobre as formas de se ter um bom relacionamento interpessoal e não se colocar em prática, muito fácil torna-se imaginar que muito menos que não tem tal sabedoria, não o fará! Assim, deixará a conversa de ser agradável e a convivência de ser eterna!

Assim, não basta saber como se faz para se extrair do próximo um respeito, um bom tratamento, uma educação, uma cordialidade, pois interessante que se coloque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.7 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com