TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Contabilidade

Pesquisas Acadêmicas: Conceito De Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  10.398 Palavras (42 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 42

CONCEITO

“A Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinada a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização”.

Ibracon

OBJETO DA CONTABILIDADE

O objeto da Contabilidade é o patrimônio das entidades econômico-administrativas.

OBJETIVO DA CONTABILIDADE

O objetivo da Contabilidade é permitir o estudo e o controle dos fatos decorrentes da gestão do patrimônio das entidades econômico-administrativas.

FINALIDADE DA CONTABILIDADE

A principal finalidade da contabilidade é permitir a obtenção de informações econômicas e financeiras acerca da entidade.

As informações de natureza econômica compreendem, principalmente, os fluxos de receitas e de despesas, que geram lucros ou prejuízos, e as variações no patrimônio da entidade.

As informações de natureza financeira abrangem principalmente os fluxos de caixa e de capital de giro.

USUÁRIOS DA CONTABILIDADE

Compreendem todas as pessoas físicas e jurídicas que, direta ou indiretamente, tenham interesse na avaliação da situação e do desenvolvimento da entidade, como titulares (empresas individuais), sócios, acionistas, administradores, governo (fisco), fornecedores, bancos, etc.

Fl. 01

PATRIMÔNIO

O Patrimônio, objeto da contabilidade. É um conjunto de bens, direitos e obrigações avaliado em moeda e pertencente a uma pessoa.

Bens: são as coisas capazes de satisfazer às necessidades humanas e suscetíveis de avaliação econômica. Podem ser materiais ou imateriais.

Bens Materiais, corpóreos ou tangíveis são os objetos que a empresa tem para uso (máquinas, veículos, vitrinas, armários, prateleiras, etc), troca (mercadorias e dinheiro) ou consumo (material de limpeza, material de expediente, material de embalagem).

Bens Imateriais, incorpóreos ou intangíveis correspondem a determinados gastos que, por sua natureza, a legislação brasileira determina que façam parte do patrimônio. Exemplos: gastos com organização, reorganização ou modernização da empresa, benfeitorias feitas pela empresa em bens de propriedade de terceiros, direito de uso de marcas, patentes de invenção, etc.

Direitos: são todos os valores que a empresa tem para receber de terceiros, como duplicatas a receber, promissórias a receber, aluguéis a receber, etc.

Obrigações: abrangem os valores que a empresa tem de pagar a terceiros, como: Duplicatas a pagar, salários a pagar, impostos a pagar, etc.

ASPECTOS QUALITATIVO E QUANTITATIVO

Todos os relatórios elaborados a partir da escrita contábil deverão ressaltar esses dois aspectos:

a) Qualitativo: Consiste em qualificar, dar nomes aos elementos componentes do respectivo relatório, permitindo que se conheça a natureza de cada um.

b) Quantitativo: Consiste em atribuir, aos respectivos elementos seus valores em moeda.

Fl. 02

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO PATRIMÔNIO

Podemos representar o patrimônio por um gráfico em forma de “ T “

PATRIMÔNIO________

|

No lado esquerdo, denominado lado do ativo, são classificados os elementos positivos ( bens e direitos). No lado direito, denominado lado do passivo, são classificados os elementos negativos (obrigações).

PATRIMÔNIO________

|

ATIVO PASSIVO

Bens Obrigações

Direitos

EQUAÇÃO PATRIMONIAL

O gráfico em T, também utilizado para representar a situação patrimonial de uma empresa, denomina-se: Balanço Patrimonial

_________________________________

↓ | ↓

Ativo Passivo

Como ocorre com a balança, o balanço também precisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com