TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Contabilidade

Casos: Conceito De Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  2.396 Palavras (10 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Este trabalho nos mostra a importância da contabilidade, seus objetivos e como uma empresa pode mudar com a contabilidade na parte econômica, financeira entre outras. A importância que a contabilidade tem em nossas vidas pessoais e como a usamos.

Apresentamos a semelhança entre a empresa e a vida pessoal na contabilidade, os casos de dividas e ate de falência e como a contabilidade é essencial para que isso não aconteça em nossas vidas.

ETAPA 1

Passo 1 - Objetivo da Contabilidade

A contabilidade dentro da empresa tem como objetivos econômicos, financeiros, físicos entre outros, ciência social nada mais é que uma ação humana que gera e modifica o patrimonial de uma entidade, usando também métodos quantitativos como uma de suas principais ferramentas. Há contabilidade é de interesse tanto de pessoa física quanto de pessoa jurídica.

Seu objetivo é fazer com que o usuário possa ter uma visão futura avaliando a situação econômica e financeira. A informação de ordem econômica é respeito à movimentação das compras e vendas, das receitas e despesas, evidenciando prejuízos e lucros apurados nas transições realizadas. Já a informação de ordem financeira diz respeito ao fluxo de caixa, ou seja, entrada e saída de dinheiro.

São dividas por itens:

- Financeira: capital de giro, fluxo de caixa e etc.

- Econômico: Demonstração do resultado do capital, resultado e patrimônio.

- Física: numero de funcionário, cliente e quantidades geradas de serviços e produtos.

- Produtividade: utilização variada de avaliação, conceitos e quantitativos, receita bruta, deposito por clientes e etc.

Por meio de suas técnicas a contabilidade possibilita o controle permanente do patrimônio das empresas. Empresa é constituída para o desenvolvimento econômico, é uma unidade de produção resultante de três combinações, natureza, trabalho e capital. Patrimônio são itens necessários da empresa como, computadores, mesas, material de escritório, telefone e etc.

Passo 2 - Semelhança existente em sua vida financeira particular e a de uma empresa.

Ao compararmos a vida financeira de uma pessoa jurídica com a de uma pessoa física, vemos que existem vários pontos iguais e outros pequenos pontos diferentes. Em um desses pontos semelhantes podemos citar o fluxo de caixa, pois mantemos o controle financeiro nos programando no que temos a receber e pagar. Podemos também citar os investimentos, pois ter uma visão do futuro e necessário para uma empresa para que na frente esse recurso gere lucro. A pessoa física também tem seus investimentos, como por exemplo, aplicação bancaria, investimentos imobiliários ou investimentos não palpáveis como especializações, faculdade e cursos.

Nas semelhanças e divergências entre pessoa física e pessoa jurídica e muito pequena em questão a receitas. Pessoa física geralmente só tem uma fonte de renda com entrada de uma ou duas vezes ao mês ao contrario de pessoa jurídica que por ter vários clientes de outras empresas e consumidor final suas entradas podem variar conforme acordos e serviços. As despesas também são outro ponto de pequenas diferentes entre ambos, pois tanto a pessoa física como a jurídica pagam despesas básicas como luz, água internet entre outras.

Os fornecedores podemos dizer que é o que causa essa pequena diferença, no caso da pessoa física podemos usar de exemplo a loja de roupa e o supermercado pois precisamos dos dois para produzirmos no mercado de trabalho, ou seja, temos que estar sempre bem vestimos e alimentados. Já a pessoa jurídica ela necessita da matéria prima para gerar seu lucro.

Então assim consideramos que pessoa jurídica também se encontra com necessidades e obrigações como a pessoa física. Possuem os mesmo objetivos como lucrar, pois desejamos sempre ganharmos e termos sempre mais.

ETAPA 2

Passo 1 – Conceitos relevantes de ativo, passivo, goodwill, receitas, despesas, ganhos e perdas.

ATIVO: O ativo é o conjunto de bens e direitos de uma entidade ou as “aplicações de recursos de uma empresa”. Sua principal característica é a geração de beneficio futuro.

Segundo Judícibus (2009) - O ativo é classificado como núcleo fundamental da teoria da contabilidade.

PASSIVO: Segundo Sprouse e Moonitiz (1962), o passivo representa obrigações que uma empresa assume perante terceiros para que possa obter ativos ou realizar serviços. Essas obrigações normalmente são liquidadas no futuro, pois são resultados de transações que ocorreram no passado ou no futuro.

GOODWIL: É o termo designado entre o valor da empresa e o valor de mercado dos Ativos e Passivos. Nesse tipo de valor se inclui o valor da marca, a imagem do mercado, o know-how dos funcionários, a carteira de trabalho e etc.

RECEITAS: Estão ligadas as atividades básicas da empresa.

GANHOS: Os ganhos tem uma vinculação periférica às atividades básicas da empresa. Tanto os ganhos como as receitas atuam no sentindo de aumentar o resultado da empresa.

DESPESAS: Reduzem o patrimônio da empresa o que é justificado pela promessa de geração futura da empresa ou a geração imediata.

PERDAS: Nascem de atividades não geradoras de receitas normais da entidade. Podem ser entendidas como eventos líquidos desfavoráveis.

Passo 2 – Exercícios de Fixação

1) O Patrimônio é representado por:

a) Bens

b) Bens e obrigações

c) Ativo e patrimônio líquido

d) Ativo + passivo + patrimônio líquido

e) Direitos + obrigações

2) As "Aplicações" de uma Empresa fazem parte:

a) Do ativo

b) Do passivo

c) Do patrimônio líquido

d) Das obrigações

e)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com