TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Controladoria E Auditoria

Monografias: Conceito De Controladoria E Auditoria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 2

Conceitos de controladoria e auditoria.

Controladoria

Para Oliveira, (2011) conceituam que controladoria tem o papel de organizar e reportar dados para tomada de decisão, manter o monitoramento sobre os controles das atividades de outros setores, além de ser responsável pela elaboração de sistema de informação operacionais, financeiras e contábeis de uma organização. Os autores explicam que nesse sistema a controladoria tem a função de projetar e realizar a manutenção do sistema.

Conforme Mosimann et all apud Padoveze (2011), podemos entender controladoria com a contabilidade evoluída, pois ela se utiliza de muitos instrumentos contábeis e um dos seus papéis é realizar controles, além de abranger os métodos das áreas da Administração, Psicologia, Economia e Estatística. Pode-se entender que os seus principais estudos, conforme Oliveira, Perez e Silva (2011), é o planejamento, controle, registro e divulgação da administração econômica e financeiras nas organizações. Ela concede suporte em todas as etapas dos processos de gestão. Conforme Kanitz apud Oliveira, Perez e Silva (2011), as funções da controladoria está na informação, motivação, coordenação, avaliação, planejamento e acompanhamento dos processos da organização.

Padoveze (2011) cita através de vários autores, inúmeros conceitos da controladoria para assim defini-la melhor. Mosimann define que a controladoria se ocupa da gestão econômica da organização, com o objetivo de norteá-la para a eficácia. Já Catelli, defende que além desses conceito ela também contribui para o lucro da organização.

Para Beuren apud Oliveira, Perez e Silva (2011), para saber se está efetivamente ocorrendo o controle é necessário questionar pontos. Tais como:

São conhecidas a entrada e saída, além da utilidade dos recursos adquiridos?

Os limites de receitas e as despesas estão sendo considerados?

Quando há desvios de recursos, a gestão está informada do incidido?

Os registro das tomadas de decisões estão registrados em um sistema de informação?

Dentro desses questionamento a controladoria deve intervir se houver respostas negativas, e dessa forma tomar as devidas decisões.

Auditoria

As informações sobre recursos gerados e aplicados, posição patrimonial, informações financeiras, normas regulamentadoras, tributos a pagar e entre outros são de extrema importância para conduzir uma organização sem surpresas. Mas como saber quais processos e quais os padrões para administrar uma organização? Para Crepaldi (2009) as respostas são encontradas na auditoria.

Referencias:

CREPALDI, Silvio Aparecido. Auditoria Contábil: teoria prática – 5ª edição, São Paulo: Atlas, 2009.

DIAS, Sergio Vidal dos Santos. Auditoria de Processos organizacionais: teoria, finalidade, metodologia de trabalho e resultados esperados – 3º edição, São Paulo: Atlas, 2011.

OLIVEIRA, Luiz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com