TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE AUDITORIA ASPECTOS CONCEITUAIS

Trabalho acadêmico: CONCEITO DE AUDITORIA ASPECTOS CONCEITUAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.522 Palavras (11 Páginas)  •  777 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

ATPS 8º semestre

TEMA: CONCEITO DE AUDITORIA ASPECTOS CONCEITUAIS

PROCESSO E PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA DO ATIVO E PASSIVO NÃO CIRCULANTE E DEMAIS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Curso de Ciências Contábeis

8º Semestre Noturno

Disciplina Auditoria

Professor Laerson Marques de Souza

Rosana Sayuri Yamada – RA 100997350

Keli Cristina – RA 111631068

Thais Nunes – RA 101074174

Vanessa Mary Carlo RA 101132409

APRESENTAÇÃO

Nessa atividade foi demonstrada como a auditoria se faz necessária em todas as empresas, para continuar mantendo sempre o controle e o desempenho da produtividade, registrando de forma organizada informações em relatórios anuais.

O estudo realizado pelo auditor tem como objetivo mostrar todos os registros financeiros para que a empresa tenha possibilidade de reduzir suas despesas e aumentar o lucro.

Dessa forma as empresas podem administrar, sem correr o risco de acabarem perdendo o investimento que foi feito no período, dando mais capacidade para terem desenvolvimento.

1. INTRODUÇÃO A AUDITORIA

1.1. Origem da Auditoria

A auditoria externa ou auditoria independente surgiu como parte da evolução do sistema capitalista. Com a expansão do mercado e o acirramento da concorrência, houve a necessidade de a empresa ampliar suas instalações fabris e administrativas investir no desenvolvimento tecnológico e aprimorar os controles e procedimentos internos em geral, principalmente visando à redução de custos e, portanto, tornando mais competitivos seus produtos no mercado.

Por conta dessas mudanças, seria necessário um volume de recursos impossível de ser obtido por meio das operações lucrativas da empresa ou do patrimônio de seus proprietários. Por conseguinte, a empresa teve de captar esses recursos junto a terceiros, principalmente mediante empréstimos bancários a longo prazo e abrindo seu capital social para novos acionistas.

No entanto, esses futuros investidores precisavam conhecer a posição patrimonial e financeira, a capacidade de gerar lucros e como estava sendo efetuada a administração financeira dos recursos na empresa. Essa necessidade de informação era para que o investidor pudesse avaliar a segurança, a liquidez e a rentabilidade de seu futuro investimento. A melhor forma era por meio das demonstrações contábeis da empresa, o balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício e as notas explicativas.

Como consequência, as demonstrações contábeis passaram a ter importância muito grande para futuros aplicadores de recursos. Como medida de segurança contra a possibilidade de manipulação de informações, os futuros investidores passaram a exigir que essas demonstrações contábeis da empresa e emite sua opinião sobre estas, é o auditor externo ou auditor independente.

1.2 Conceito e características da Auditoria Contábil

É o estudo e avaliação sistemáticos das demonstrações contábeis de uma entidade, além dos controles internos e procedimentos utilizados para sua elaboração, com o objetivo de verificar a veracidade e exatidão das informações e transações contábeis, observando as normas contábeis internas e externas vigentes, apresentando parecer.

2. OBJETIVO E O CAMPO DE APLICAÇÃO

2.1. Objetivo da Auditoria

A auditoria tem por objetivos:

- Através da análise dos registros contábeis, demonstrações, informes e elementos de considerações contábeis, apresentar uma opinião, conclusões, críticas, orientações sobre as situações ou fenômenos patrimoniais.

- Promover a eficiência e a eficácia da transação operacional e financeira da empresa, visando à melhoria do ambiente de controle da entidade.

- É o processo pelo qual o auditor se certifica da veracidade das demonstrações financeiras preparadas pela entidade auditada.

- Assessorar a administração no desempenho eficiente e eficaz de suas funções, fornecendo-lhe análise, avaliações e recomendações sobre as atividades auditadas, determinando-se os controles internos contribuam efetivamente para o cumprimento dos objetivos da Entidade (Interna).

2.2. Campo de Aplicação

• Obrigação Legal (cias abertas, fundos de pensão, seguradoras e quase todas entidades do sistema financeiro nacional);

• Medida de controle interno por parte da administração;

• Imposição de bancos para conceder empréstimos

• Imposição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com