TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de Auditoria

Tese: Conceito de Auditoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/12/2013  •  Tese  •  1.754 Palavras (8 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 8

CAPITULO I – A AUDITORIA

INTRODUÇÃO

A auditoria deixa cada vez mais de ser uma actividade somente com o objectivo de fiscalização, para ser mais participativa no desempenho empresarial, tendo um papel importante de apoio em toda a cadeia produtiva, financeira, contabilística e de processos.

1.1– Conceito de Auditoria

Auditoria é um processo sistemático, independente e documentado desenvolvido pelo auditor, para obter evidências e uma avaliação objectiva com vista a determinar a razoabilidade do conteúdo das demonstrações financeiras.

1.2 – Princípios de Auditoria

Os seis princípios de auditoria são:

•Integridade – “A base do profissionalismo”;

•Apresentação imparcial – “Obrigação de relatar com verdade e rigor”;

•Devido cuidado profissional – “Aplicação de diligência e de discernimento na auditoria”;

•Confidencialidade – “Segurança da informação”;

•Independência – “A base para a imparcialidade da auditoria e a objetividade das conclusões”;

•Abordagem baseada em evidências – “Método racional para chegar a conclusões de auditoria fiáveis e reprodutíveis num processo sistemático de auditoria”.

1.3 – Tipos de Auditoria

Vários são os critérios adoptados na classificação das auditorias, que atendem quer ao objectivo prosseguido, quer ao sujeito que as realiza, quer à sua amplitude, ou ainda à sua periodicidade, à sua exaustão ou profundidade, etc.

Quanto ao objectivo prosseguido existem diversos tipos de auditorias, tais como auditorias de contas, da situação financeira, de legalidade e regularidade e auditorias de gestão, (também designadas operacionais ou de resultados) que incluem a avaliação da gestão em geral ou de aspectos ou impactos em particular.

Quanto ao critério da posição do sujeito que realiza as auditorias, estas podem ser internas ou externas, dependendo a diferenciação do facto de as últimas serem realizadas por profissionais ou entidades que estão numa posição de independência relativamente ao organismo controlado.

1.3.1 – Auditoria Interna

A auditoria interna é um recurso cuja função básica é o apoio à gestão e a toda a organização, com crescente responsabilidade social, através de uma condução sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gestão.

O seu objetivo principal é auxiliar e assegurar o cumprimento eficaz dos objectivos da administração bem como analisar a operacionalidade da empresa com vista a contribuir para a melhoria do desempenho dos diversos serviços.

A auditoria interna Compreende:

Verificação do cumprimento das instruções, planos e procedimentos provenientes da direcção.

Confirmação do efectivo registo de todos os bens e direitos pertencentes à empresa.

Verificação e avaliação da veracidade da informação produzida na empresa.

Realização de inspecções especiais solicitadas pela direcção.

Informações sobre eventuais irregularidades existentes.

1.3.2 – Auditoria Externa

Consiste num exame realizado, por profissional independente e qualificado, exterior à empresa, a um conjunto de demonstrações financeiras de uma entidade.

O seu Objetivo consiste em exprimir uma opinião sobre as Demonstrações Financeiras e se as mesmas apresentam de forma verdadeira e apropriada a posição financeira da empresa.

2 - MÉTODOS E TÉCNICAS DE AUDITORIA

A auditoria é uma verificação ou exame que, como já se referiu, deve realizar-se de forma sistemática para que se alcancem os fins em vista.

Com este objectivo, deve o auditor aplicar métodos e técnicas apropriadas durante a realização da auditoria.

Os métodos são os processos racionais e orientados de acordo com normas específicas que hão-de conduzir o auditor na direcção do resultado desejado.

As técnicas são os meios ou instrumentos que o auditor utiliza na realização do seu trabalho e que lhe possibilitam formar uma opinião.

Como já foi referido, o auditor ao longo da sua missão socorre-se de um vasto conjunto de procedimentos que o auxiliam na formação de uma opinião e que variam consoante o tipo de trabalho a realizar, podendo classificar-se em específicos e gerais.

2.1 - Os procedimentos específicos

São os que têm apenas aplicação em certas áreas e tipos de auditoria.

2.2 - Os procedimentos gerais

São os que têm aplicação em várias fases da execução do exame.

2.2.1 Técnicas de verificação

Os procedimentos gerais compreendem as seguintes técnicas de verificação:

• Inspecção é a verificação física de determinados bens do activo (inventários,

Ativo fixo tangível, etc.) e dos documentos de suporte de diversas operações

(vendas, compras, recebimentos, pagamentos, etc.);

• Observação é o acompanhamento na prática das funções cometidas às várias pessoas;

• Indagação Entrevista/ Inquéritos: procura de informação ou de esclarecimentos pontuais junto de pessoas conhecedoras de situações de interesse para o auditor;

• Confirmação é o procedimento que consiste na obtenção de provas que se podem apurar na entidade que se está a auditar (facturas, guias, extractos bancários, etc.) ou fora dela através de certidões ou de circularizações destinadas à confirmação de saldos de contas e outras informações;

Circularização consiste:

Na expedição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com