TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de pesquisa de mercado

Artigo: Conceito de pesquisa de mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Artigo  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 5

12. CONCEITO DE PESQUISA DE MERCADO

Pesquisa de mercado é a coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor para orientar a tomada de decisões ou solucionar problemas de empresários e empreendedores.

Uma definição mais formal de pesquisa de mercado, segundo Malhorta et al (2005), a pesquisa demarketing é a identificação, a coleta, a análise e a disseminação sistemática e objetiva das informações. Esse conjunto de ações é empreendido para melhorar as tomadas de decisões relacionadas à identificação e à solução de problemas (estas conhecidas como oportunidades) emmarketing.

Quando realizada de forma eficiente, a pesquisa de mercado oferece informações consistentes que, somadas à experiência das empresas com o seu negócio, tornam o processo decisório dos seus líderes mais rico e preciso.

Ações como visitar a concorrência para verificar os pontos fortes e fracos, ouvir reclamações de clientes ou mesmo observar como as pessoas caminham dentro de uma loja são importantes fontes de informações, muitas vezes desprezadas por novos e antigos empresários.

2 estar atento aos concorrentes ,pesquisa de marketing

Marketing:

1 questão “A chave para atingir os objetivos da

organização que consiste em determinar as

necessidades e os desejos dos mercados‐alvos

e satisfazê‐los mais efetivamente e eficiente

do que os concorrentes.”

(PHILIP KOTLER)

2questão:Produto:Em Marketing, a palavra produto significa mais do que bem, serviço ou idéia. O produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para sua apreciação, aquisição, uso ou consumo para satisfazer um desejo ou necessidade. Composto de Marketing O valor de um produto está na capacidade que ele tem de ajudar a satisfazer as necessidades do usuário.Variedade do Produto, Qualidade, Design, Características, Nome da Marca,

Embalagem, Tamanhos, Serviços Agregados, Garantias, Devoluções

3 questão marketing : Venda pessoal

Relações públicas

Marketing direto

4 questão negociação

Riscos Para que se possa ganhar poder, o negociador deve estar disposto a correr alguns riscos, pois quanto maior a capacidade e a determinação para isto ele tiver, mais poder conseguirá.

Os negociadores devem correr riscos, porém arriscar-se é uma mistura de coragem, capacidade de análise e bom senso.

Não se deve confundir correr riscos com irresponsabilidade, ao arriscar-se, calcule as probabilidades de ter sucesso, seja racional, não impulsivo, e nunca corra riscos por orgulho, impaciência ou desejo de resolver tudo rapidamente.

Informação A fonte de poder mais óbvia e importante em uma negociação, provavelmente, é a informação. A forma de como deve ser usada é uma questão estratégica, alguns negociadores usam o poder da informação abrindo-a e outros a escondendo.

Para a coleta de informações temos duas opções, antes e/ou durante a negociação. É bem mais fácil coletar informações antes que se iniciem as negociações do que no decorrer do processo. Nesta coleta de informações podemos usar algumas perguntas que, segundo Mello (2012, p. 36), auxiliam bastante durante a negociação.

- o que eles realmente querem (suas expectativas)?

- a quais pressões estão submetidas (tempo, por exemplo)?

- qual a situação atual da outra empresa e do outro negociador?

- quanto e que tipo de poder eles têm?

- que tipo de acordo aceitaram no passado?

- qual é a situação do mercado?

- quem toma a decisão final?

Já no momento da negociação propriamente dita, sua atenção deve ser voltada e concentrada também para a comunicação não verbal, para fazer muitas perguntas e ouvir (não apenas escutar) o máximo possível e também procurar perceber as razões ocultas.

Tempo é o fator de poder preponderante numa negociação é o tempo. Desta forma, o negociador que conhece o limite de tempo do outro leva vantagem, pois à medida que o tempo se esgota, a tensão aumenta e podem surgir mais concessões que não eram previstas ou imaginadas.

A questão do poder de tempo está ligada com a informação, pois um negociador pode disfarçar alguma situação aparentando ter o tempo necessário, mas o que realmente ocorre é outra situação, que deve ser descoberta o quanto antes para que se possa usá-la a seu favor.

Nossa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com