TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Financeiros

Trabalho Escolar: Conceitos Financeiros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

Venture Capital – Investimento em empresas de pequeno e médio porte, porém já estabelecidas e com potencial de para crescimento. O investimento tem como meta levar a entidade para o próximo nível, afim de expandir. O principal foco tem sido empresas no ramo de biotecnologia e tecnologia. A seleção delas passa por avaliação, apresentações aos investidores e finalmente a negociação.

Private Equity – As empresas selecionadas para o investimento são as que já estão consolidadas no mercado e possuem faturamento geralmente na casa de dezenas ou centenas de milhões de reais. O objetivo do investimento é que haja um impulso financeiro para que a companhia abra capital na bolsa de valores; já no caso de empresas de capital já aberto o objetivo é direcionado a alterações financeiras, operacionais ou estratégicas, visando um novo posicionamento no mercado aberto.

Custo de Capital – O custo de capital é o rendimento requerido sobre um tipo de financiamento.Este custo pode ser explicito ou implícito e ser expressado como sendo um custo de oportunidade para uma alternativa equivalente de investimento. Em outras palavras, o custo do capital refere a retribuição que irão receber os investidores por injetarem capital na empresa, ou seja, o pagamento que receberam os acionistas e os credores; os acionistas receberão dividendos por ação, e os credores os juros pela quantia desembolsada.

Due Diligence – É uma auditoria em que se avaliam os aspectos contábeis e jurídicos afim de decidir a criação de uma empresa, a conversão dela em sociedade anônima e por fim pós a auditoria, se iniciam a busca dos recursos para o projeto.

Angel Investor – Os investidores anjos são profissionais, quase sempre experientes, que possuem capital disponível para investir em novos empreendimentos, e em troca eles ganham um porcentual da empresa, ou seja se tornam sócios. Além do dinheiro os anjos também ajudam com seu conhecimento, experiência e networking, por isso chamados de anjos, geralmente eles se tornam amigos e conselheiros do empreendedor. A principal escolha desses investidores são as “startup” que não demandam grande quantidade de capital.

Joint Venture – É o termo utilizado para expressar a união de duas ou mais empresas já consolidadas que possuem um mesmo objetivo ou atividade econômica. As empresas que se juntam decidem se criam uma nova empresa ou se fazem somente uma associação. Essa aliança faz com que as empresas envolvidas partilhem a gestão, os lucros, os riscos e os prejuízos. As vantagens dessa aliança é que as empresas podem se beneficiar do know-how, superar barreiras em um novo mercado, se beneficiar de novas tecnologias, pesquisar e desenvolver suas atividades em comum ou mesmo novas.

Sociedade de Capital de Risco (SCR) – é uma sociedade de pessoas que possuem recursos inativos, e os reúnem afim de encontrar uma empresas com projetos inovadores para poderem investir. Existem duas formas de investimento de risco: o Semente, para capitais de risco que são utilizados para germinar um projeto inovador; e o Venture Capital, capital de risco que contribui para o desenvolvimento do empreendimento.

Debêntures - São valores mobiliários representativos de dívida de médio e longo prazos que asseguram a seus detentores (debenturistas) direito de crédito contra a companhia emissora.

IPO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com