TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito Financeiro E Matemática Financeira

Monografias: Conceito Financeiro E Matemática Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  1.742 Palavras (7 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 7

CONCEITOS FINANCEIROS E MATEMÁTICA FINANCEIRA

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Este estudo tem por objetivo analisar o crescimento de vendas no mercado automobilístico nos últimos anos e identificar possíveis panoramas futuros, haja vista a importância para a economia e para o governo, já que a Indústria Automobilística possui um papel relevante nestes cenários, envolvendo direta e indiretamente diversas empresas de vários segmentos e gerando milhões de empregos em todo o país.

Foram abordadas questões financeiras, como ferramentas utilizadas para saber a viabilidade de tal projeto, bem como um dos impostos que esse setor (automotivo) se submete: o IPI para a vida das empresas diante de um cenário econômico abalado por inúmeras crises que levam a economia sofrer uma serie de variações.

2 DESENVOLVIMENTO

Em uma economia cheia de incerteza e grande concorrência, o planejamento financeiro mostra-se como uma ferramenta para a boa gerência e algo necessário a sobrevivência da empresa. Planejar é traçar metas, elaborar planos direcionados ao projeto que se almeja por em prática. Planejar as finanças da empresa é criar uma estratégia econômica para que os objetivos sejam atingidos, a curto ou longo prazo, da maneira mais estruturada e precisa possível.

Ao se fazer um planejamento finaceiro usa-se algumas ferramentas, dentre elas o relatório de Demonstrativo Orçamentário que tem a finalidade de demonstrar o saldo atual agrupado pelos seguintes elementos da célula orçamentária: esfera, programa de trabalho, fonte de recurso, natureza de despesa e plano interno. O demonstrativo de Resultado do Exercício projetado será elaborado a partir do planejamento econômico financeiro apresentado através dos orçamentos auxiliares:

 Orçamento de vendas;

 Orçamento de produção;

 Orçamento das despesas operacionais (administrativas, comerciais e financeiras).

A projeção de D.R.E. será uma das peças orçamentárias mais importantes dentro do Sistema Orçamentário Global da Empresa. Essa demonstração permitirá visualizar, de forma sintética, todos os instrumentos auxiliares que comporão os planejamentos econômicos financeiros, ou os orçamentos de venda, produção e despesas operacionais, bem como lucro ou prejuízo projetado. É importante para o planejamento e boa gestão de uma empresa, o fluxo de caixa. Esta ferramenta é utilizada para prever o que poderá ou não acontecer em relação às finanças da empresa ou aos custos e lucratividade de um projeto ou negócio. O fluxo de caixa projetado, como o próprio nome diz, é uma projeção, utilizando previsões de gastos e receita para que se possam identificar antecipadamente problemas que possam surgir ou até mesmo a sobra de capital.

Assim, uma empresa pode se programar, por exemplo, para equilibrar despesa e receita e se precaver de momentos em que a arrecadação possa ser inferior à saída de caixa. Com isso é possível também negociar melhores prazos junto a credores e fornecedores, daí a necessidade de se cruzar o planejamento com a execução real é fundamental para que se consiga atingir seu objetivo, pois sem o controle, você nunca saberá se está no caminho certo ou errado, a ponto de poder antecipar alguns fatos e evitar desvios desnecessários do seu objetivo.

Os investimentos geram como resultado, ou outputs, indicadores financeiros que permitem avaliar, entre outros, o tempo de retorno (payback), a rentabilidade (TIR – Taxa Interna de Retorno) e o valor que esse projeto irá adicionar aos acionistas (VPL – Valor Presente Líquido).

 Valor Presente Líquido (VPL) - Considera o fator tempo no valor do dinheiro estabelece o retorno mínimo a ser obtido para manter inalterado o valor da empresa taxa utilizado taxa de desconto custo de oportunidade Custo de capital VPL = valor presente das entradas de caixa descontadas a uma taxa igual ao custo de capital - investimento inicial critério de decisão: se VPL 0, deve-se aceitar o projeto; se VPL < 0, deve-se rejeitá-lo

 Taxa Interna de Retorno (TIR) - Taxa de desconto que iguala o valor presente das entradas de caixa ao investimento inicial critério de decisão: se TIR que o custo de capital, deve-se aceitar o projeto; caso contrário, deve-se rejeitá-lo.

 Payback descontado - Os períodos de payback são comumente utilizados na avaliação de investimentos. Trata-se do tempo necessário para que a empresa recupere seu investimento inicial em um projeto, calculado com suas entradas de caixa. Os critérios de decisão:

• Se o período de payback for menor que o período máximo aceitável de recuperação, o projeto será aceito.

• Se o período de paybak for maior que o período máximo aceitável de recuperação, o projeto será rejeitado.

Os indicadores financeiros citados a cima são baseados em modelos determinísticos, onde a partir dos dados imputados inicialmente os resultados são exatamente determinados, não recorrendo para tanto a elementos probabilísticos, trazendo então algum grau de incerteza sobre as premissas adotadas em sua modelagem. A existência de alguma incerteza nas premissas indica que existe, portanto um risco associado ao atingimento dos indicadores financeiros esperados.

Esses riscos em um projeto correspondem à possibilidade de determinado evento não ocorrer da forma inicialmente planejada. Se o evento for diferente do inicialmente previsto ele poderá ter um impacto, tanto positivo ou negativo, sobre os resultados finais esperados. O resultado final ou retorno será de acordo com o riso enfrentado pelo empreendedor, quanto maior o risco maior o retorno, sendo essas duas grandezas proporcionais.

Existem diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com