TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conjutura Economica

Trabalho Escolar: Conjutura Economica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

Com base no texto, afirmo que a estrutura de mercado e Oligopólio, pois e um mercado oligopolista, pois suas característica e existente de um numeram relativamente pequena de produtores. Mercados com duas ou pouco mais de firmas são exemplos claros de oligopólio

É impossível estabelecer o número máximo de firmas que o mercado deveria ter para que fosse classificado como oligopólio. A característica fundamental desse mercado, que de certa forma resultado desses numero reduzido de competidores, é a interdependência que existe entre os produtores. Exemplo disso é a fusão da Sadia com a Perdigão.

Resposta 2:

A utilização de fusão pelas grandes empresas tem duas vantagem e desvantagem. A vantagem está na redução de custos operacionais, marketing entre outros. Agora, a desvantagem é bem maior, pois haverá uma concentração de capitais e de produtos nas mãos de poucos, ou seja, um controle monopolista do mercado em que está sendo fundido. Na atual conjuntura da nossa economia temos um alto índice de consumo, o que para estas empresas é bom, pois passa a produzir pouco forçando o aumento de preços dos produtos. Enquanto o consumidor não para de consumir (lei da procura) as empresas fundidas passam a produzir em curta escala, forçando o aumento de preços. E assim, temos um cruzamento entre as leis da oferta e da procura.

Resposta 3:

Das informações do texto de que muitas fusões ocorreram ao longo de 2013, dependendo do que teremos de concorrência, podemos ter um elevado aumento nos preços, pois se a demanda existe e a oferta está centrada na mão de apenas um o preço ofertado será alto. É por isso que o governo submete as fusões que vinculado ao Ministério da Justiça, pois o mesmo tem como objetivo orientar, fiscalizar prevenir e apurar os abusos de poder econômico e até mesmo repreendendo esta prática. É claro, que os preços tendem a elevar quando ocorre uma fusão, pois a livre concorrência fica reduzida.

A taxa de juros possui forte interferência na economia, pois e através delaque os agentes, em geral decidem entre viabilizar um projeto de investimento, ou aplica esse valor em um título público, o qual renderá uma taxa de juros.

Como também influencia na decisão de gastar em bens não produtivos e lazer em vez de deixa-lo aplicado, aumentando assim o consumo agregado.

Sendo assim, uma taxa de juros alta significará pouco investimento e baixo nível de consumo, e uma taxa de juros baixa significará maiores investimento produtivo e maior nível de consumo.

Contudo, taxa de juros real alta significará baixa demanda agregada não exercendo pressão inflacionaria também baixo crescimento do PIB. Taxa de juros reais baixos favorecerá o crescimento do PIB, mais também poderá exercer pressão inflacionária pelo aumento da demanda agregada.

Resposta 4:

No contexto da crise econômica e consequentemente do mundo do trabalho, que tem como principal consequência o desemprego, as ações de economia solidária podem representar alternativas de trabalho e renda para muitos trabalhadores.

O sucesso de muitos desses empreendimentos depende da competência técnica de seus membros e de políticas públicas que promovam e viabilizem tais ações. O Serviço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com