TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conjutura Economica

Exames: Conjutura Economica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÃO 1 (Valor: 1,5)

A leitura deste texto nos remete a um importante estudo microeconômico – Análise das Estruturas de Mercado. Das estruturas de mercado estudadas qual você acredita ser mais estimulada com o assunto central do texto? Comente sua resposta com base na teoria estudada. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta

.

R-Das estruturas de mercado que mais se encaixa é o Oligopólio,exemplo disso é a fusão da Sadia com a Perdigão.Apesar do CADE combater este tipo de mercado e impedir que isso aconteça sabemos que não tem outra saída para o país a não ser aceitar as regras das grandes organizações.Atualmente a maioria da fatia do mercado está centrada em um número pequeno de empresas controlando quase a totalidade do mercado.Outro exemplo as companhias de cimento,que atualmente no país temos apenas três onde detém todo o mercado da construção civil.Além disso o forte bloqueio de entrada de concorrentes é grande,não permitindo que tenham acesso ou uma entrada facilitada e para finalizar tem uma forte tendência de concentração de capitais através de fusão.

QUESTÃO 2 (Valor: 1,5)

Ainda no âmbito microeconômico, como você vislumbra vantagens e/ou desvantagens para o consumidor? Explique com base nas leis da oferta e procura. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.

R-A utilização de fusão pelas grandes empresa,tem duas vertentes vantagem e desvantagem.A vantagem está na redução de custos operacionais,marketing entre outros.Agora,a desvantagem é bem maior,pois haverá uma concentração de capitais e de produtos nas mãos de poucos,ou seja,um controle monopolista do mercado em que está sendo fundido.Na atual conjuntura da nossa economia temos um alto índice de consumo,o que para estas empresas é bom,pois passa a produzir pouco forçado o aumento de preço dos produto.Enquanto o consumidor não para de consumir(lei da procura)as empresa passam a produzir em curta escala,forçando o aumento o preços.E assim,temos um cruzamento entre as leis da oferta e da procura.

QUESTÃO 3 (Valor: 1,5)

Falando agora em termos agregados, como esse assunto pode interferir no nível geral de preços da economia? Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.

R- Partindo do pressuposto e das informações do texto de que muitas fusões ocorreram ao longo de 2013,dependendo do que teremos de concorrência,podemos ter um elevado aumento nos preços,pois se a demanda existe e a oferta está centrada na mão de apenas um,o preço ofertado será alto.É por isso que o governo submete as fusões do CADE que vincula ao Ministério da Justiça,pois o mesmo tem como objetivo orientar,fiscalizar previnir e apurar os abusos de poder econômico e até mesmo repreendendo está prática.Èclaro,que os preços tendem a elevar quando ocorre uma fusão.

QUESTÃO 4 (Valor: 1,5)

Agora é a vez de você correlacionar com a área de atuação do seu curso. Faça uma breve pesquisa e responda: o movimento relatado no texto ocorreu com a área de atuação do seu curso? Mesmo concluindo que não ocorreu ainda,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com