TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consórcio modular

Artigo: Consórcio modular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Artigo  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 4

Consórcio Modular

O consórcio modular é uma forma radical de outsourcing, ou seja, uma forma de terceirização onde as empresas contratam empresas específicas para cada processo de sua produção, executando as atividades paralelas as suas atividades principais. Dessa forma temos os consórcios modulares com o objetivo de reduzir os custos operacionais dentro do processo de fabricação, reduzindo os custos com investimentos onde as empresas contratadas dispõem das máquinas e equipamentos para execução de suas atividades, diminuindo consideravelmente os estoques de produtos em processo e tempo de produção dos veículos, uma vez que todos os fornecedores estão dentro do mesmo parque fabril.

Citando como base para pesquisa, as indústrias automobilísticas brasileiras, tanto as montadoras como as autopeças se encontravam extremamente atrasadas na questão da tecnologia e da organização para competir com a indústria mundial.

Como a abertura econômica e o surgimento de MERCOSUL, permitindo a comercialização de produtos entre os países membros com taxas de importação menores e alguns casos até nulas, ampliando dessa forma a comercialização de produtos entre os países membros.

Com uma oxigenação na indústria automobilística brasileira, aumentaram também os investimentos em tecnologias, novos mix de produtos, ganhos de produção e novas formas de gestão. Com isso, nessa década podemos notar um grande crescimento de indústrias no país e maiores investimentos nas indústrias já instaladas, tornando o setor automobilístico brasileiro um dos mais competitivos do mundo.

A abertura econômica provocou uma grande reformulação nas empresas de autopeças, pois uma grande maioria eram empresas familiares e de pequeno porte e médio porte, e o fato de não obterem uma tecnologia e condições financeiras compatíveis com as novas exigências do mercado não puderam realizar os investimentos necessários.

Consequentemente o número de empresas no setor de autopeças reduziu muito, onde em 1990 existiam aproximadamente 2000 empresas e atualmente existem cerca de 250.

A partir desse contexto surgiu à estrutura modular, onde as autopeças começaram a obter um forte elo de associação com as montadoras, onde todos eram responsáveis pelos investimentos e riscos do empreendimento em busca de um resultado comum.

A grande diferença entre um consórcio modular e os demais modelos de produção podemos citar o fato de o produto final ser dividido em módulos e estes fornecidos e montados em conjunto por empresas que se encontram dentro da mesma planta, contribuindo para um produto final.

Um dos objetivos do consórcio modular é o repasse de atividades de montagem aos parceiros consorciados, dessa forma permiti a redução nos custos e do tempo de montagem do produto, uma vez que vários processos de montagem são executados simultaneamente.

O processo de montagem dos produtos dentro do consórcio modular passa a ser de responsabilidade do fornecedor e não mais do fabricante, cabendo assim de responsabilidade do fabricante os processos de engenharia do produto, do controle de qualidade final do produto, da interface com o cliente, da distribuição do produto, da comercialização e do marketing. Já os consorciados se responsabilizam por fornecer os módulos e garantir a qualidade dos mesmos.

Com o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com