TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Trabalho Universitário: Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  180 Visualizações

Plano de Contas é o elenco de contas com funções previamente determinadas, destinado a conduzir o registro sintético e analítico dos fatos contábeis ocorridos no patrimônio da entidade. Na linguagem contábil, o termo conta significa a representação gráfica dos diversos componentes patrimoniais e redituais de uma organização, ou seja, seus bens, direitos, obrigações, receitas, custos e despesas, os quais são classificados em grupos de acordo com a sua natureza.

O plano de contas é o elenco de contas com funções previamente determinadas, destinado a conduzir o registro sintético e analítico dos fatos contábeis ocorridos no patrimônio da entidade. Dentro da teoria patrimonialista, as contas são divididas em dois grandes grupos.

A reunião de todas as contas de um sistema de registros é denominada de Plano de Contas. Antes de qualquer outra característica, um plano de contas deve se prestar à estruturação da contabilidade da entidade e possibilitar o controle de suas operações.Todavia, primeiro, devemos olhar para as necessidades internas e organizar as operações peculiares à atividade da entidade, de modo que a gestão seja facilitada, para depois atender às exigências externas. Isso não significa que as exigências externas devem ficar em segundo plano, mas que necessidades internas e externas devem ser encaradas com a mesma importância, conciliadas e harmonizadas, para que a contabilidade seja processada de maneira útil e eficiente.

Nas empresas com níveis desenvolvidos de controles, o processamento, inclusive contábil, das operações é descentralizado. Profissionais de diversas áreas efetuam lançamentos, muitas vezes sem ter uma noção completa do sistema de registro contábil.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com