TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Comercial

Exames: Contabilidade Comercial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2013  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 5

CONTABILIDADE COMERCIAL

Eduardo Henrique Pinno de Moraes

RESUMO: Este artigo cientifico apresenta as noções básicas da Contabilidade Comercial, tais como o patrimônio comercial que é nada menos que os Bens, os Direitos e as Obrigações do comerciante. A Contabilidade Comercial é o ramo da contabilidade aplicada ao estudo e ao controle do patrimônio das empresas comerciais, com fim de oferecer informações sobre a sua composição e suas variações, para ter o controle do balanço patrimonial, sabendo o que a sua empresa tem em domínio. A Contabilidade Comercial é o ramo da Contabilidade que mede o patrimônio comercial, ou seja, o conjunto de bens, direitos e obrigações do comerciante. O comerciante é toda pessoa física ou jurídica que aproxima vendedores e consumidores, levando-os a completar uma operação comercial. Os dados que são fornecidos pela empresa servirão de base para analise de futuras decisões. As finalidades fundamentais da Contabilidade Comercial é procurar apresentar de forma ordenada, o histórico das atividades da empresa, a interpretação dos resultados, e através de relatórios produzirem as informações que se fizerem precisas para o atendimento das diferentes necessidades. Então temos por objetivo sintetizar os principais tópicos e assuntos da contabilidade comercial, proporcionando aos alunos do curso de Ciências Contábeis, informações e o desenvolvimento de habilidades no ramo comercial. A metodologia utilizada foi a bibliográfica, utilizando livros da área de Ciências Contábeis, quanto ao método de abordagem que adotou-se foi o dialético, já o método de procedimento usou-se o comparativo.

Palavras Chave: Artigo Cientifico. Contabilidade Comercial. Patrimônio Comercial.

1.INTRODUÇAO

O objetivo deste trabalho é sintetizar os principais tópicos pertinentes a assuntos contábeis comerciais, visando proporcionar aos alunos do curso de Ciências Contábeis informação e o desenvolvimento de habilidades comerciais, que lhes permitam a elaboração das demonstrações contábeis com qualidade e confiabilidade.

Seu conteúdo foi desenvolvido com as adequações pertinentes, de acordo com a pesquisa bibliográfica, feita em livros da matéria de ciências contábeis.

Devido à importância que a ciência contábil tem na sociedade, a presente obra vem fornecer elementos aos estudantes que, realmente, desejam aplicar a Contabilidade na sua mais completa essência e aumentar a qualidade dos informes contábeis.

2.CONTABILIDADE COMERCIAL

2.1DEFINIÇÃO DE CONTABILIDADE COMERCIAL

A Contabilidade Comercial é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a controlar seus patrimônios e tomarem decisões. Todas as movimentações que houver no patrimônio de uma empresa são registradas pela Contabilidade Comercial, que, em seguida, resume os dados registrados em forma de relatórios e os entrega aos interessados em conhecer a situação da empresa.

Também se observam alguns conceitos de Contabilidade comercial através de alguns autores como Franco (1991, p.148) "destaca que a Contabilidade Comercial é a ciência que estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades". E para Orrü (2003, p.56) "Contabilidade Comercial é a ciência que estuda e controla o patrimônio das empresas".

Pode-se dizer que o conhecimento sobre os conceitos contábeis por parte das pessoas com formação em áreas não-relacionadas à Contabilidade é importante para: análise e interpretação de dados financeiros; planejamento e controle do patrimônio (pessoal ou empresarial); cooperação, coordenação e comunicação com outras áreas da empresa.

2.2 BALANÇO PATRIMÔNIAL

Balanço Patrimônio de uma empresa é dividido em Ativo e Passivo, o ativo são os bens e direitos que a empresa possui, e o passivo é as obrigações que a empresa possui, esses podem ser de uma pessoa física ou jurídica, que possam ser avaliados em dinheiro.

Também segundo, FRANCO (1991), o contabilista pode controlar o dinheiro, os imóveis, as mercadorias, as contas a receber, as dívidas e demais bens, direitos e obrigações avaliáveis de maneira econômica. Entretanto, ele não se ocupará das relações familiares ou de amizade, do caráter, da dignidade, da liberdade e de outros valores que não se traduzam em dinheiro.

2.2.1 ATIVO

Compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.

2.2.1.2 BENS

Entende-se por bens, os elementos ou fatores necessários ao funcionamento de uma empresa (investimento). Ex: imóveis, maquinas, equipamentos, veículos, dinheiro, mercadorias, matéria prima, etc.

2.2.1.3 DIREITO

Na contabilidade entende-se por direito os valores que a pessoa física ou empresa tem a receber, gerados em decorrência de sua atividade. Ex: Duplicatas a receber, salários a receber, empréstimos a empregados, juros de aplicação financeira, etc.

2.2.2 PASSIVO

Compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.

2.2.2.2 OBRIGAÇOES

Obrigações são dívidas com outras pessoas, em contabilidade tais dívidas são denominadas obrigações exigíveis, São dividas contraídas para suportar o funcionamento da empresa (capital de giro). Ex: Duplicatas a pagar a fornecedores, salários a pagar, impostos a pagar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com