TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade De Custos

Trabalho Escolar: Contabilidade De Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  3.197 Palavras (13 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 13

Sumario

1- Introdução......................................................................................................4

2- Desenvolvimento...........................................................................................5

2.1- Métodos de Custeio....................................................................................5

2.2- Visão geral da Contabilidade de Custos....................................................5

2.3- A Contabilidade de Custos na Pratica........................................................6

2.4- Gestão de Custos - Desafio Passo 2 da Etapa 2.......................................7

2.5- Gestão de Custos- Desafio Passo 3 da Etapa 2......................................10

2.6- Gestão de Custos - Passo 2 da Etapa 3..................................................11

2.7- Gestão de Custos Passo 2 da Etapa 4....................................................12

3- Considerações Finais..................................................................................13

4-Bibliografia....................................................................................................14

Introdução

Em nosso trabalho apresentaremos duas tabelas com os preços de matérias-primas para produção de hot-dog e hot-chicken, apurando seus valores.

A Contabilidade de Custos destina-se ao fornecimento de informações aos gerentes, isto é, as pessoas que estão dentro da organização que dirigem e controlam as informações.

A contabilidade de Custos provê as informações essenciais com que as empresas são efetivamente geridas, enquanto a contabilidade financeira proporciona os parâmetros pelos quais o desempenho passado de uma empresa é avaliado.

Por estar voltado aos gerentes, qualquer estudo sobre contabilidade de custos deve ser precedido de algum conhecimento do que os gerentes fazem das informações de que precisam e do ambiente empresarial como um todo.

Contudo mostraremos conceitos e classificações de custos e suas aplicações, a Contabilidade de Custo fazendo todo um custeio para chegar ao final do processo e ter os valores corretos obtidos.

2- Desenvolvimento

2.1- Métodos de Custeio: Uma ferramenta para a precificação da produção.

O patrimônio em ação gera produção, renda, oferecimento de bens e serviços. Tal ação tem seu preço, ou melhor, aglomera custos e despesas.

O custo é a base para que haja produção, produção esta que pode ter como finalidade a criação de bens ou serviços a serem ofertados para um mercado. Em muitos casos, o controle de custos está intimamente relacionado com a excelência na administração dos estoques e na produtividade de máquinas e da mão de obra. Em outros casos, principalmente em empresas de prestação de serviços, outros fatores se tornam mais vistosos, como por exemplo, a excelência no desenvolvimento e aplicação de critérios de rateio.

Pode-se afirmar que a contabilidade de custos baseia-se na mensuração de estoques e produtividade e na utilização de critérios de rateio.

Alguns autores afirmam que o ramo de custos é o maior esforço para tornar a contabilidade uma ferramenta gerencial. A pretensão é trazer para o sistema contábil a incumbência de controlar, determinar e fornecer dados para a alteração dos custos de produção, para o conhecimento do real valor de cada produto ou serviço gerado e dar maior tranqüilidade aos administradores.

2.2- Visão Geral de Contabilidade de Custos

A Contabilidade de custos é responsável por coletar, organizar e processar dados sejam eles físicos ou monetários a fim de fornecer informações sobres os custos diferentes a diversas áreas gerenciais da empresa.

De acordo com as necessidades gerenciais, apresentadas pelos diversos níveis gerenciais, a Contabilidade de Custos vai-se organizar em termos de sistema de acumulação de dados, critérios de avaliação e de apropriação dos custos e seus portadores ( componentes organizacionais, atividades e operações de serviços, e outros objetos de custeio) para produzir relatórios que satisfaçam as exigências dos diversos usuários ( Leone 2000, p22)

Especificamente a contabilidade de custo objetiva a avaliar estoques, atendimento de exigências fiscais, determinação do resultado, planejamento, formação de preço de venda, controle gerencial, avaliação de desempenho, controle operacional, análise de alternativas, estabelecimento de parâmetros, obtenção de dados para o orçamento e tomada de decisões.

2.3- A Contabilidade de Custos na Pratica.

De uma forma geral, as organizações e as pessoas que nela atuam se acostumam com uma forma de trabalho e a consideram a melhor. Qualquer proposta de controle enfrenta reações e pode provocar crises, ambos prejudiciais à organização. Desta forma, a implantação de um sistema de custos carece de uma boa dose de política, paciência e capacidade de convencimento.

O primeiro ponto a ser esclarecido é que está sendo buscado unicamente a sobrevivência e o progresso da organização. Mesmo assim, existirão indivíduos que se acharão em perigo, pois toda mudança gera racionalização e, possivelmente, cortes.

Universalizar, ou seja, trazer todo o grupo a participar da implantação pode ser um bom começo. Demonstrar interesse pelas experiências existentes e pelos sistemas existentes procurando aproveitá-los ao máximo possível também ajuda muito. Divulgar os resultados ressaltando a contribuição de cada um fecha o cerco na luta contra a resistência.

Enfim, tão importante quanto à elaboração é saber implantar um sistema de custos. Sobre este assunto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com