TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade De Custos

Artigo: Contabilidade De Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  2.279 Palavras (10 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

O ambiente dinâmico e competitivo do mundo atual em que está imersa a maior parte das empresas, condiciona e obriga estas a ajustar continuamente tanto os produtos e serviços que comercializa como os preços de venda.

Entretanto, para poder manter-se viva e na liderança em produtos e serviços é necessário uma firme e continua política de inovação que lhes permita responder a demanda de forma adequada e para poder competir em preços necessita controlar seus gastos, utilizando um sistema de informações que permita ao corpo diretivo assumir suas responsabilidades e a tomada de decisões de uma forma organizada.

Esta tomada de decisões, no empresário moderno, deve ser permanente e continua para facilitar a adaptação da empresa a seu ambiente. Do elenco de acertos ou erros dependerá o sucesso ou fracasso da empresa. Para que a decisão seja correta, o gestor deverá ter informações suficientes, em quantidade, em qualidade e no momento oportuno. A contabilidade de custos é primordialmente uma ferramenta para a gestão e se constitui uma das fontes mais eficazes de informação, sempre evidentemente, que a mesma se ajuste, dentro das técnicas mais modernas, a organização.

Os diferentes níveis de desenvolvimento econômico dos países e sua estrutura social e política nos leva a formas distintas de tratar os problemas e estabelecer objetivos. Nos últimos tempos, o desenvolvimento da contabilidade de custos tem permitido relacionar situações sócio-econômicas concretas, com objetivos também concretos que, a pesar de suas diferenças, tem sido objeto de atenção de múltiplos usuários.

A existência de custos diferentes para diferentes objetivos permite às organizações escolher o conceito mais adequado para cada situação específica.

A contabilidade de custos, a pesar do seu caráter interno, aprofunda o objetivo de conhecer o custo/beneficio por centro de responsabilidade, por produto, segmento ou linha de produto, por distribuidor/representante, por mercado, atuando em consonância com a contabilidade financeira.

Sistema de Informação de Gestão Econômica – GECON

O modelo GECON foi desenvolvido pelo Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, sob a orientação do Professor Doutor Armando Catelli. De acordo com Catelli (1999), o GECON significa administração por resultado, tendo como objetivo a otimização dos resultados por meio da melhoria da produtividade e da eficiência operacionais. Catelli (1999), também enfatiza que o escopo do GECON é inteiramente voltado para a eficácia empresarial, cuja concretização se verifica pela otimização do resultado econômico. Além disso, o GECON compreende um sistema de gestão e um sistema de informação.

Na concepção de Catelli e Guerreiro (1994): “O GECON é estruturado dentro de uma concepção ‘holística’ e compreende a integração dos seguintes elementos:

modelo de gestão...;

modelo de decisão...;

modelo de mensuração do resultado...;

modelo de informação...;”

Sistema – ABC

O custeio baseado em atividades – ABC surge em virtude do avanço tecnológico e crescente complexidade dos sistemas de produção com uma grande diversidade de produtos e modelos fabricados pelas empresas. De acordo com Martins (1996), em virtude do exposto acima é importante um tratamento na alocação dos custos fixos de fabricação aos produtos, pois os mesmos graus de arbitrariedade e de subjetividade eventualmente tolerados no passado podem provocar hoje enormes distorções. Essas dependerão dos dois fatores citados: proporção dos custos indiretos no total e diversificação das linhas de produto. O sistema de custeio tradicional, conforme aponta Kaplan e Cooper (1998) só responde à seguinte pergunta: “Como a organização pode alocar custos para a geração de relatórios financeiros e controle de custos departamentais?”. Segundo Kaplan e Cooper (1998:93-94), o ABC pretende responder as seguinte perguntas:

“(1) Que atividades estão sendo executadas pelos recursos

organizacionais?; (2) Quanto custa executar atividades

organizacionais e processos de negócios?; (3) Por que a organização

precisa executar atividades e processos de negócios?; e (4) Quanto de

cada atividade é necessário para os produtos, serviços e clientes da

organização?”

O foco do ABC não é alocar os custos aos produtos para fim de apuração do valor do estoque. O ABC tem como foco identificar as razões que justificam os recursos consumidos pela organização.

O Sistema de Contabilidade de Custos

Segundo Hansen e Mowen (2001; p. 127, 128), em geral, o sistema é usado para satisfazer as necessidades de acumulação, mensuração e a atribuição de custos.A acumulação de custos é o reconhecimento e o registro de custos. A mensuração de custos envolve a determinação do montante em unidades monetárias de materiais diretos, mão-deobra direta e custos indiretos de fabricação consumidos na produção. A atribuição de custos é a associação dos custos de produção com as unidades produzidas.

Contabilidade de Custos: Aspectos Legais, Fiscais e Técnicos

Quando se discute sobre princípios e critérios de avaliação dos de estoques industriais, ou seja, dos produtos fabricados pela própria empresa, costumam surgir dúvidas, tais como: Quais custos devem integrar os produtos elaborados? Como avaliar os estoques não vendidos? O que deve ser descarregado diretamente para o resultado do período? Esse problema pode ser visto de vários ângulos diferentes: do ponto de vista legal (Lei das Sociedades por Ações), fiscal, técnico (contábil) etc

A Competitividade e a Importância do Posicionamento Estratégico

O que poderíamos chamar de competitividade? Nakagawa (1997, p.ll) afirma que a mesma pode ser definida, em sentido amplo, como a capacidade de desenvolver e sustentar vantagens competitivas que permita à empresa enfrentar a concorrência. Assim, o "ser competitivo" é visto como uma necessidade iminente, principalmente quando sabemos que existem empresas que não conseguem permanecer no mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com