TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade De Custos

Casos: Contabilidade De Custos. Pesquise 792.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2013  •  3.677 Palavras (15 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 15

ETAPA 1

PASSO 1

INTRODUÇÃO

O Planejamento, a preparação, é absolutamente indispensável em qualquer atividade. Planejamento diz respeito ás tarefas mais abrangente, principalmente no que se refere às capacidades de produção e a programação está intimamente ligada ao detalhamento deste planejamento. Deslocaram-se esse conceito para a parte de cálculo das necessidades de matérias, fica mais difícil dizer que está programando uma compra, em vez de ser está planejando uma compra, ainda que seja no curto prazo.

Tem como principal objetivo antever situações e condições como essas, prevendo o máximo possível de possibilidades e desenvolver as ferramentas, métodos ou estratégias para transpor e solucionar obstáculos. A não utilização desses planos (tático operacional e estratégico) põe a empresa em risco, pois toda decisão passa a ser um tiro no escuro, onde a possibilidade de atingir o objetivo e muito remoto, contando apenas com a sorte.

O administrador deve sempre desenvolver planos de ação, criar condições para que as estratégias sejam plenamente implantadas e tragam os resultados esperados.

Ainda que algumas situações escapem ao controle, o planejamento é essencial para que essas situações apareçam com a menor frequência possível, não comprometendo os planos de ação e nem os objetivos da empresa.

DESENVOLVIMENTO

Defino o planejamento como a arte de pensar em algo antes de ser executado ou na forma de sua execução, para atingir seus objetivos e metas de um modo em que o resultado seja o mais próximo possível daquilo estipulado. Administrar sem planejar torna-se praticamente impossível.

TIPOS DE PLANEJAMENTO (TIPOLOGIA)

Nível Estratégico

Em primeiro lugar, existem os planos Estratégicos, envolvem a visão global de toda a empresa, possui um conteúdo genérico e bastante sumarizado e são de longo prazo, geralmente um horizonte de 5 anos ou mais. Este tipo de plano é elaborado pela alta administração ou pelos empreendedores e proporcionam aos demais gerentes um senso de direção para o futuro da organização.

Nível Tático

Em seguida, vêm os planos Táticos, que envolvem os objetivos intermediários de cada unidade organizacional, seja unidade de negócios ou departamento. Estes planos são menos genéricos do que os Estratégicos, são um pouco mais detalhados, são elaborados pela gerência média e cobrem um horizonte de médio prazo, geralmente de um a dois anos. Os planos Táticos devem estabelecer uma coordenação e integração entre si e devem estar alinhados com o plano Estratégico.

Nível Operacional

A partir dos planos Táticos são desenvolvidos os planos Operacionais. Estes planos são bem mais objetivos, racionais e detalhados, elaborados pelos executores operacionais da empresa, abordando cada operação do departamento em separado em um horizonte de tempo de curto prazo, de um ano ou menos. São planos que se preocupam com o ‘que fazer’ e ‘como fazer’ as atividades cotidianas da organização.

Estes planos devem estar proliferados em toda a empresa e podem estar constituídos também por sub-planos, com diferentes graus de detalhamento. No fundo, estes planos simplesmente asseguram que todos executem as tarefas e operações de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organização, afim de que esta possa alcançar seus objetivos.

De todos os planos operacionais que podem existir, os mais comuns são: Procedimentos, orçamentos, programas, regras.

PLANEJAMENTO SEGUNDO Prof. MARCIO EDUARDO Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes. Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens à equipe de projetos. Tais como:- Permite controle apropriado; - Produtos e serviços entregues conforme requisitos exigidos pelo cliente; - Possibilita resolução antecipada de problemas e conflitos; “Preparar para o inevitável, prevenindo o indesejável e controlando o que for controlável” (PETER DRUCHER).Em resumo, o tempo dedicado ao planejamento é vital para evitar problemas na fase de execução. O objetivo central do planejamento é minimizar a necessidade de revisões durante a execução. |

PLANEJAMENTO SEGUNDO IDALBERTO CHIAVENATO.

Planejamento é uma técnica para observar incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das obrigações. Planejamento lida com o futuro. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los com eficiência e eficácia. Assim planejar significa definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los com o mínimo de esforço e custo.

PLANEJAMENTO SEGUNDO CARLOS ALBERTO DE FARIA. Planejamento: Ato ou efeito de planejar. Trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiros e métodos determinados; planificação. Elaboração por etapas, com bases técnicas (especialmente no campo (socioeconômico), de planos e programas com objetivos definidos; planificação).

PASSO 2

Planejamento da ação empresarial

Segundo o autor Roberto Shinyashiki, um administrador dever ter a visão além do seu alcance, não pode ser visto apenas o obvio, mas as oportunidades que surgem de momentos inesperados ou onde pessoas comuns não veriam um bom empreendedor não pode ser limitado e nem possuir uma visão limitada, ele não pode se contentar apenas com o sucesso presente tem que ir além de sua perspectiva, na vida de um empreendedor o futuro é apenas a consequência do presente, e que existem duas batalhas que são enfrentadas constantemente a do presente e o futuro.

Paulo Barreto diz que “a globalização é um fenômeno do mundo dos negócios”, e que o profissional tem que estar conectado 24horas, para obter uma carreira de brilhante precisa ser atualizado, estudar muito para empreender neste mercado global, o jovem executivo fara parte da geração que realmente se preocupa com a qualidade de vida e dedicação à profissão, não se incomoda em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com