TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Intermediária

Ensaio: Contabilidade Intermediária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Ensaio  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

1- Quais livros contábeis são obrigatórios segundo nossa legislação?

Livro Diário, Livre Razão, Livro Caixa, Livro de Inventário, Livro de Entrada de mercadoria, Livro de Registro de Prestação de Serviços.

2- Qual a importância e pertinência dos livros contábeis na gestão em uma empresa?

Tem a finalidade de registrar os atos diários, mensais e anuais, para controle da Organização sobre todos seus gastos e receitas que ocorrem ao decorrer dos anos ativos da mesma.

3- O que é SPED?

É a substituição da escrituração em papel pela Escrituração Contábil Digital - ECD, também chamada de SPED-Contábil. Trata-se da obrigação de transmitir em versão digital os seguintes livros: I - livro Diário e seus auxiliares, se houver; II - livro Razão e seus auxiliares, se houver; III - livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.

4- E verdade que o projeto do SPED diminuiu o custo Brasil? Como?

Sim, através das informações geradas com mais precisão e velocidade, passa a ser mais completa o banco de dados das empresas e com isso não havendo necessidade de uma pessoa especializada para redigir o processo.

5- Qual a diferença entre o sistema antigo de contabilidade e o novo sistema de contabilidade por meio do SPED?

O sistema antigo de contabilidade era um sistema mais deficiente de informações, sem precisão informações, mas com os avanços tecnológicos a contabilidade promoveu um avanço no sistema de informações contábil para facilitar o acesso para deixa-lo mais prático.

6- Quais livros inclusos no novo sistema de contabilidade por meio do SPED?

Diário e balanços, Diário Auxiliar Razão Auxiliar, Livro de Balancetes, Diário Geral, Diário com Escrituração Resumida.

7- O que é necessário para que as empresas cumpram com as exigências e o envio de todos os arquivos do projeto SPED ao fisco?

É preciso divulgar o conhecimento do projeto ao máximo de colaboradores possível, pois a mudança afetaria todos os níveis da organização. As áreas responsáveis em incluir no ERP deviriam estar envolvidas. A base de dados precisaria estar com todos os parâmetros corretos, portanto revisar os cadastros d clientes, fornecedores e mercadorias e alinhar todas as informações. E Revisar e adequar os processos na cadeia de atividades das áreas contábil fiscal e logística.

8 - As empresas precisam ter algum livro contábil de forma impressa em seu acervo ou não? Explique.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com