TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Casos: Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2013  •  1.191 Palavras (5 Páginas)  •  919 Visualizações

Página 1 de 5

2 CONCEITO DAS FUNÇOES ADMINISTRATIVAS

A ênfase nos princípios gerais da administração (planejamento, organização, direção e controle) segue basicamente a linha defendida por Fayol, que também havia citados alguns princípios muito validos, considerando que ele vivia no século XX. Passado um século, tais princípios foram atualizados e adaptados à nova realidade empresarial, formando um processo administrativo interativo. Cíclico e dinâmico das variáveis que foram denominadas funções administrativas.

Para Henry Fayol, integrante da Escola clássica de administração e engenheiro, uma empresa deveria ser dividida em atividades para uma melhor gerência, são elas:

Técnica: Produção e manufatura

Comercial: Compra, venda e troca.

Financeira: Procura e utilização de capital

Segurança: Proteção da propriedade e das pessoas

Contabilidade: Registro de estoques, balanços, estatístico e etc.

Administração: Planejamento, organização, comando, coordenação e controle.

Planejamento

Dentro desta função, totalmente voltada para o futuro ter-se algum tipo descontrole sobre o futuro, colocam-se atividades como a elaboração de previsões, fixação de objetivos, programação, ornamentação e a definição de políticas e procedimentos.

Organização

Dentro desta função, estão as atividades de definição da estrutura: unidades orgânicas a serem criadas, para desempenhar as diversas finalidades; a definição das responsabilidades a serem atribuídas a cada uma dessas unidades; as relações hierárquicas e funcionais entre as mesmas.

Direção

Esta função engloba atividades como a tomada de decisão, a comunicação com os subordinados, superiores e pares, a obtenção, motivação e desenvolvimento de pessoal.

Controle

Como as organizações não operam na base da improvisação e nem aoacaso, elas precisam ser devidamente controladas. Elas requeremconsiderável esforço de controle em suas várias operações e atividades. O controle constitui a última das funções administrativas, vindo depois do planejamento, da organização e da direção. Controlar significa garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente.

O fenômeno que provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração ocorreu no final do século XVIII e se estendeu ao longo do século XIX, chegando ao limiar do século X. Esse fenômeno, que trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas, chamou-se Revolução Industrial.

A Revolução Industrial teve início na Inglaterra, com a invenção da máquina a vapor, por James Watt, em 1776. Aplicação da máquina a vapor no processo de produção provocou um enorme surto de industrialização, que se estendeu rapidamente a toda a Europa e Estados Unidos.

A Revolução Industrial desenvolveu-se em duas fases distintas: a primeira fase de 1780 a 1860. É a revolução do carvão, como principal fonte de energia, e do ferro, como principal matéria-prima. A segunda fase de 1860 a 1914. É a revolução da eletricidade e derivados do petróleo, como as novas fontes de energia, e do aço, como a nova matéria-prima.

2.1 O PATRIMONIO

O Patrimônio é o campo de atuação da Contabilidade, e representa o conjunto de

Bens, Direitos (valores a receber) e Obrigações (valores a pagar) de propriedade de

Uma pessoa física ou jurídica. Para que o patrimônio fosse definido como o objeto da contabilidade teve a colaboração de três autores: Fabio Bésta, Francesco Villa, Vincenzo Mazi.

Fábio Besta, seguidor de Francesco Villa, superou o mestre em seus ensinamentos. Demonstrou o elemento fundamental da conta, o valor, e chegou, muito perto de definir patrimônio como objeto da Contabilidade.

Foi Vincenzo Mazi, seguidor de Fábio Besta, quem pela primeira vez, em 1923, definiu patrimônio como objeto da Contabilidade. Chamando atenção para o fato de que a Contabilidade é muito mais do que mero registro; é um instrumento básico de gestão.

Porém, a escola Europeia não demonstrava na prática suas ideias fundamentais, ficando apenas na teoria, inviabilizando a flexibilidade necessária. Preocupavam-se mais em demonstrar que a Contabilidade era uma ciência do que fazer uma pesquisa séria. A partir de 1920, aproximadamente, inicia-se a fase de predominância norte-americana dentro da Contabilidade.

Origem dos Recursos Financeiros nas Empresas

Capital Próprio ou Capital de Risco ou Capital social é o principal recurso financeiro de uma empresa, subscrito e integralizado pelos quotistas ou acionistas fundadores, geralmente também controladores da mesma, adicionado de aumentos de capital subseqüentes.

No caso das instituições sem fins lucrativos o capital próprio é aquele doado pelos fundadores e acrescido também do oriundo de doações subseqüentes.

Capital Subscrito é aquele que o acionista ou quotista se compromete a integralizar, para formação do Capital Próprio, dentro do prazo estabelecido em Assembléia Geral Extraordinária (nas sociedades por ações)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com