TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Ensaios: Contexto Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  7.255 Palavras (30 Páginas)  •  701 Visualizações

Página 1 de 30

Doenças do Orgão

Conheça as principais doenças que afetam o coração

Sedentarismo, colesterol alto e estresse são alguns dos piores inimigos do coração. Eles se encaixam dentro dos fatores chamados modificáveis, ou seja, ainda dá tempo de mudar esses hábitos e começar a se preocupar com sua saúde.

Algumas pessoas têm chance maior de desenvolver doenças cardíacas, principalmente levando em conta idade e histórico familiar. Mas isso não quer dizer que os mais jovens não devam se preocupar. Se você tem na família irmãos ou pais que já sofreram um infarto na faixa dos 30 anos, atenção! Redobre ainda mais os seus cuidados se você identifica algum dos fatores modificáveis citados acima.

Angina e infarto são algumas das doenças que mais assustam. Ambas são causadas, principalmente, pelo excesso de colesterol no sangue. Para se ter uma idéia, o colesterol é responsável por 4,4 milhões de mortes anuais no mundo.

Outras enfermidades também assombram o coração. Além das bastante conhecidas arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca e hipertensão arterial, também figuram nessa lista endocardite infecciosa, pericardite aguda, doenças valvárias e doença de chagas.

Doenças valvárias

Guia rápido:

O que é?

Como age?

Sintomas

Como evitar?

Como tratar?

A quem recorrer?

Observação importante

Veja mais doenças do coração

O que são?

Enfermidades que comprometem as válvulas cardíacas, responsáveis pela regulamentação do fluxo sanguíneo nas câmaras do coração. Com essa dificuldade, o coração não consegue levar oxigênio ao organismo de forma adequada.

Volta ao início

Contágio/ Como age:

As válvulas regulam o transporte do sangue de uma câmara para outra. As doenças valvárias podem ser consequência de infecções de pele, garganta, septicemias (infecções generalizadas), etc. Também pode ocorrer devido a certos tipos de reumatismo como a febre reumática. Ocorre freqüentemente em usuários de drogas injetáveis. A alteração na válvula cardíaca ocorre porque a bactéria, levada ao organismo pela corrente sanguínea, se aloja na válvula cardíaca causando inflamação e alteração na estrutura da mesma.

Volta ao início

Sintomas:

Os sintomas são os mesmos da insuficiência cardíaca: falta de ar devido a falta de oxigenação no organismo e extremidades de cor roxa nas pontas dos dedos e unhas principalmente.

Volta ao início

Prevenção:

Tratar infecções de maneira adequada, não ser usuário de drogas. Em crianças, é preciso tomar cuidado com amidalites, que podem causar febre reumática. A febre reumática é uma das principais causas de problemas de válvulas.

Volta ao início

Como tratar?

Normalmente, recorre-se a cirurgia, ou seja, à substituição da válvula comprometida por uma artificial. Nos casos de pouca gravidade, recomenda-se o uso de medicamentos.

Volta ao início

A quem recorrer:

Em caso de sintomas, procure seu cardiologista.

Volta ao início

ATENÇÃO: Estas são informações gerais sobre o assunto, descritas em literatura médica ou por médicos especializados. Este texto não deve ser usado para qualquer tipo de diagnóstico ou automedicação. Em caso dequalquer suspeita, procure imediatamente seu médico. Se tiver dúvidas ou comentários sobre o texto, fale conosco.

Capítulo 22 - Doença Cardíaca Multivalvar

Charles A. Boucher

Uma revisão de mais de 2.000 pacientes submetidos a troca de valva cardíaca, em quatro diferentes instituições, mostra que 15 a 22% foram submetidos a correção cirúrgica das duas valvas e que 1 a 4% foram submetidos a correção cirúrgica de três valvas.4,8,12,44 De 300 procedimentos cardíacos levados a cabo no Massachusetts General Hospital, entre 1984 e 1986, 13% envolveram a correção cirúrgica de duas ou mais valvas. (Estes dados excluem as anuloplastias mitrais ou tricúspides para regurgitação valvar funcional.) Esses dados indicam que, mesmo que a prevalência de doença multivalvar seja baixa, sua presença freqüentemente leva a intervenção cirúrgica. Neste capítulo, revisaremos as causas da doença cardíaca multivalvar, que aparecem no Quadro 22-1. Além disso, analisaremos a avaliação e o tratamento dos pacientes com a combinação mais freqüente de doença multivalvar, a doenças valvar aórtica e mitral. O problema da doença valvar mitral e tricúspide combinada será discutido no Capítulo 18.

Causas de Doença Multivalvar

Doença Valvar Reumática

A doença valvar reumática é a causa mais comum de doença multivalvar, sendo quase sempre a causa em pacientes que precisam de cirurgia cardíaca.44,17 Apesar de não se conhecer a freqüência precisa das diferentes combinações possíveis de doença multivalvar reumática, há um número considerável de dados sobre a freqüência do envolvimento reumático das valvas individuais, ocorrendo de forma isolada ou em combinação com outras valvas.

Estudos de necrópsia mais antigos sugeriram que ocorre envolvimento mitral em 85% dos pacientes com doença cardíaca reumática.66 Estudos mais recentes sugerem que ocorre certo grau de fibrose da valva mitral (mesmo que discreto, em alguns casos), em praticamente todos os pacientes com doença valvar reumática.48 Doença associada da valva aórtica é evidente em 44% dos casos; a doença reumática isolada da valva aórtica é rara, especialmente as estenoses aórticas solitárias. A doença de valva tricúspide e pulmonar está presente com uma freqüência menor, respectivamente em 16 e 2% dos casos. Acredita-se que esta distribuição reflita o grau relativo de estresse ao qual cada valva é sujeita. Quando a ocorrência é determinada clinicamente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.8 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com