TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Monografias: Contexto Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  227 Palavras (1 Páginas)  •  787 Visualizações

A Contabilidade é uma ferramenta de gestão que agrega valor para empresas de qualquer porte. Sem ela, é difícil mensurar o desempenho e estabelecer o valor da empresa. Boa parte dessas empresas procura os escritórios contábeis com a preocupação de cumprir as obrigações fiscais e acessórias e de reduzir a carga tributária sem aproveitar os benefícios que esta ciência pode lhes proporcionar.

A diferença é a segurança que a Contabilidade propicia na tomada de decisão da administração. As informações podem contribuir para a mudança de planos de negócios e as estratégias na melhoria das organizações, no aumento do grau de confiança que os controles financeiros processam e registram as informações, na prevenção de perdas e na maximização de riquezas, entre outros.

Segundo Longenecker (1998, p.515)

[...] os administradores precisam ter informações precisas, significativas e oportunas, se quiserem tomar boas decisões. Isso é particularmente verdadeiro quando se refere à necessidade de informações financeiras sobre as operações da empresa. A experiência sugere que a falta de aptidão em sistemas contábeis é um fator básico de insucesso entre pequenas empresas.

A administração financeira e a contabilidade estão completamente interligadas, e no que diz respeito a análise financeira, os índices financeiros são de fundamental importância, pois serão estes que fornecerão as informações necessárias ao empresário, e este por sua vez fará uso desses índices que beneficiarão em sua administração (CHÈR 1991).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com