TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controladores lógicos programáveis

Tese: Controladores lógicos programáveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  Tese  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 2

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead

engenharia mecatrônica – módulo controle de processos

paulo souza da conceição - 253992011

portfólio 1

clp – controladores lógicos programáveis

...............................................................................................................................

Guarulhos

2012

paulo souza da conceição

portfólio 1

clp – controladores lógicos programáveis

Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Mecatrônica da Faculdade ENIAC para a disciplina de CLP – Controladores Lógicos Programáveis.

Prof. Marcos Valério

Guarulhos

2012

CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS (CLPs)

São dispositivos destinados ao controle de máquinas e processos. Através da utilização de uma memória programável para armazenar instruções executam funções como energização, desenergização, temporização, contagem, sequenciamento, operações matemáticas e manipulação de dados.

Os CLPs trazem consigo grandes benefícios tais como: redução de custos, confiabilidade, flexibilidade, funções avançadas, comunicações, velocidade e ainda dão um diagnóstico localizando falhas em algum dispositivo de programação.

Os CLPs são aplicados no controle de máquinas e processos discretos e independentes e, também estão substituindo aplicações controladas por relés ou contadores dedicados. Os CLPs são constituídos de entradas, que podem ser digitais ou analógicas as quais incluem botões, chaves thumbwheel, chaves limites, chaves seletoras, e alguns sensores; saídas, que também podem ser digitais ou analógicas e incluem solenoides, relés, contadores, partida de motores, luzes indicativas, válvulas e alarmes; (CPU) Unidade Central de Processamento, armazena e executa o programa através do recebimento de dados na entrada, realiza as operações lógicas que estão contidas no programa e atualiza as saídas; memória local, onde são armazenados os dados; fornecimento de alimentação executa a conversão de tensão de entrada em um CLP, ou seja, uma tensão de 127V(ca) ou 24V(cc) é condicionada para 5V(cc) que é o valor de trabalho dos componentes internos do CLP; dispositivo de programação, permite introduzir o programa aplicativo no CLP desta forma ele irá se comportar de acordo com a necessidade exigida pelo controle de processo; interfaces de programação, é bem simples e fornece as condições de alimentação, falhas e o estado das entradas e saídas. As interfaces mais tradicionais podem ser compostas de botões, lâmpadas piloto e displays numéricos, no entanto, o mercado já possui dispositivos avançados que são capazes de fornecer informações em texto facilitando ainda mais a sua operação.

Os CLPs são programados mais comumente em linguagem de programação ladder que consiste em um sistema gráfico de símbolos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com