TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controladoria

Tese: Controladoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  Tese  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 3

ATPS CONTROLADORIA.

ETAPA 1

Passo 1 – Discutir sobre as particularidades da Missão, das crenças e dos Valores da organização modelo, em no máximo uma lauda. Considerem nessa discussão as opiniões do autor do livro texto, bem como na bibliografia constante no PEA.

De acordo com o texto a visão geral da empresa e a organização do planejamento estratégico dependem de alguns componentes e aspectos do Subsistema Institucional da empresa, que são: Declaração de valores que é um conjunto de crenças e princípios que guiam as ações e atividades da empresa, Declaração de visão que são uma ou duas frases que anunciam aonde a empresa quer chegar ou traça um quadro amplo do futuro que se deseja para ela, Declaração de missão que é uma declaração do propósito da empresa, Metas e objetivos é uma lista com todas as principais metas que foram definidas para a empresa, juntamente com os objetivos que precisa ser alcançado.

As crenças e valores são conceitos que formam a cultura da organização, e que, por sua vez interagem e conduzem a criação do modelo conceitual a ser adotado para gerir a empresa. É o chamado Modelo de Gestão que é o produto do Subsistema Institucional e pode ser definido como o conjunto de normas e princípios que devem orientar os gestores na escolha das melhores alternativas para levar a empresa a cumprir sua missão com eficácia.

O modelo de gestão terá a seguinte estrutura: O processo de gestão deve ter seu planejamento, execução e controle; A avaliação de desempenho das áreas e dos gestores deve ter responsabilidade pelos resultados nas suas áreas de responsabilidade; O processo decisório deve ser centralizado ou descentralizado; O comportamento dos gestores, deve ter Motivação entre os empreendedores.

PASSO 2 - Identifique na empresa modelo, ou se não em outras empresas existentes na comunidade em que vive um profissional que atue na função de Controller ou Gerente de Controladoria e realizem uma entrevista, abordando as seguintes questões (no máximo duas laudas): 

2.1 Qual a missão da controladoria na sua empresa?

R: A Controladoria tem a função de obter e preparar as informações financeiras que sejam bases para a tomada de decisão empresarial. Seu trabalho deve ser sempre alinhado com as demais áreas da empresa no sentido de trabalhar de formar colaborativa para obter essas informações.

2.2 Quais as principais funções de um Controller? 

R: O Controller deve ser responsável por garantir a nitidez das informações e reportá-las aos maiores níveis da organização para o auxilio na tomada de decisão. É um profissional que tem amplo campo de trabalho e auxilia nas análises para a tomada de decisão empresarial. Umas das funções mais importante de um Controller é organizar todo o processo orçamentário da empresa, pois essa será a base para a elaboração de todas as análises mensais durante o exercício.

2.3 Quais os maiores desafios da profissão? 

R: O profissional de Controladoria deve buscar adquirir conhecimento e know how sobre todas as áreas/processos da companhia, ou seja, ele deve estar alinhado com as estratégias da empresa e constantemente se atualizando.

Um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com