TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crise Do Pretrleo

Monografias: Crise Do Pretrleo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

A crise do petróleo na década de 70

Após o descobrimento da região petrolífera do Golfo Pérsico no ira ,toda a região começou a ser explorada.Como forma de reivindicar a política de achatamento de preços praticados pelo cartel das grandes petroleiras ocidentais foi criada a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEN) constituído por os cinco principais produtores de petróleo. A OPEN tinha três objetivos, que seria aumentar a receita dos países membros ,assegurar aumento gradativo de controle sobre as produções de petróleo e unificar as políticas de produção.Com isso as nações do oriente médio exercerão grande controle sobre a exploração do petróleo o que causou grandes preocupações aos capitalistas. Iniciou-se um escoamento da produção petrolífera no inicio da década de 70 ,pois as nações produtoras começaram a regular a exploração de petróleo por se tratar de um recurso não renovável, com isso o preço do barril triplicou em um curto período de três meses.

No mesmo período teve inicio a guerra do kippur, piorando ainda mas a crise entre produtores do oriente e o bloco capitalista.desde então vários outros conflitos foram desencadeados entre Árabes e Judeus envolvendo o território da Palestina .

É possível perceber que a economia de nações poderosíssimas esta ligada a esta fonte de energia .Se tornando assim ate difícil de imaginar as varias transformações que um mundo sem petróleo poderia exercer na economia mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com