TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curva ABC

Casos: Curva ABC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/8/2014  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 3

2 A CURVA ABC

A Curva ABC ou 80-20 fundamenta-se no teorema do economista e sociólogo italiano Wilfredo Frederigo Samaso, ou mais conhecido como Vilfredo Pareto, no século XIX. Em um estudo sobre a renda e riqueza, ele notou que uma pequena parcela da população, 20%, que concentrava a maior parte da riqueza, 80%.

Trata-se de classificação estatística de materiais, fundamentada no princípio de Pareto, em que se analisa a importância dos materiais, baseada nas quantidades utilizadas e no seu valor. Também pode ser usada para classificar clientes em relação aos seus volumes de compras ou em relação à lucratividade proporcionada; classificação de produtos da empresa pela lucratividade proporcionada, conforme Pinto (2002).

Em relação à análise de clientes, a curva ABC serve para avaliar a dependência ou risco referente a um cliente, ou ainda para que tipo de clientes a organização deve se enfocar. Os clientes são ordenados por ordem decrescente da sua contribuição para a empresa, de modo a ser possível segmentar por grau de dependência, de risco ou ainda por outro critério a ser definido.

Segundo Pinto (2002), em uma empresa, a curva ABC é muito utilizada para a administração de estoques, mas também é usada para o estabelecimento de prioridades, para a definição de políticas de vendas, para a programação de produção, entre outros.

Na avaliação dos resultados da curva ABC, contata-se o giro dos itens no estoque, o nível da lucratividade e o grau de representação no faturamento da organização. Os recursos financeiros investidos na aquisição do estoque poderão ser definidos pela análise e aplicação correta dos dados fornecidos com a curva ABC. (PINTO, 2002, p. 142).

3 A TÉCNICA ABC

Uma análise ABC é feita a partir da separação dos itens de estoque em três grupos de acordo com o valor de demanda anual, em se tratando de produtos acabados, ou valor de consumo anual quando se tratarem de produtos em processo ou matérias-primas e insumos. O valor de consumo por ano ou valor de demanda anual é determinado através da multiplicação do preço ou custo unitário de cada item pelo seu consumo ou sua demanda anual.

Como resultado de uma típica classificação ABC surgiram grupos divididos em três classes, mostrados a seguir:

a) Classe A: Grupo de itens mais importantes que devem ser tratados com uma atenção bem especial pela administração.

b) Classe B: grupo de itens em situação intermediaria entre as classes A e C.

c) Classe C: grupo de itens menos importantes que justificam pouca atenção por parte da administração.

Uma classificação ABC de itens de estoque tida como típica exibe uma configuração em que 20% dos itens são considerados A e que estes respondem por 65% do valor de demanda ou consumo anual. Os itens B representam 30% do total de número de itens e 25% do valor de demanda ou consumo anual. Os 50% dos itens que restam e 10% do valor de consumo anual serão considerados de classe C. (DIAS, 1995).

Dias (1995), esclarece que apesar da configuração acima ser válida como "padrão típico", em se tratando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com